Neil Young, Chris Martin e outros, anunciam shows em stream durante quarentena do coronavírus

Transmissões dos projetos intitulados 'Fireside Sessions', de Neil Young, e 'Together, at Home', de Chris Martin, acontecerão ao vivo, em suas redes sociais
Transmissões dos projetos intitulados 'Fireside Sessions', de Neil Young, e 'Together, at Home', de Chris Martin, acontecerão ao vivo, em suas redes sociais
Carol Souza
Por Carol Souza

Com quase todas as turnês remarcadas para as próximas semanas - e meses - , após a pandemia de coronavírus, os artistas estão recorrendo à transmissão ao vivo para manter contato com seus fãs.

Neil Young, Chris Martin, do Coldplay, Ben Gibbard, vocalista do Death Cab for Cutie, e John Legend anunciaram que estarão transmitindo shows intimistas ao vivo para o público de suas próprias casas.

Young anunciou sua série ao vivo, apelidada de "Fireside Sessions", em seu site Neil Young Archives na segunda-feira (16). "Como estamos todos em casa e não nos aventuramos fora, tentaremos fazer um fluxo da minha lareira com minha adorável esposa [Daryl Hannah] filmando. Será uma produção caseira, algumas músicas, um pouco de tempo juntos", escreveu a lenda da composição.

Ainda durante a noite de segunda-feira, Young realizou sua primeira sessão "Fireside" como parte de uma campanha digital em apoio a Bernie Sanders. Abaixo, assista ele tocar "Heart of Gold". 

Quanto a Martin, o líder do Coldplay transmitiu um mini concerto, também na segunda-feira, como parte da série virtual "Together, at Home" no Instagram. Além do hit inicial do Coldplay, "Yellow", Martin tocou um cover de "Life on Mars", de David Bowie, e recebeu pedidos dos fãs.

"Talvez o 11 de setembro tenha sido a última vez que senti que estávamos todos juntos", disse ele sobre a experiência. A série do Instagram continua nesta terça-feira (17) com o vencedor do Grammy, John Legend.

Apoiando o projeto e entrando na "onda" dos colegas de música, Ben Gibbard, líder do Death Cab for Cutie, começará sua série de transmissão ao vivo também nesta terça-feira, via YouTube e Facebook. Com o título "Live From Home", as sessões ao vivo diárias trarão o indie rocker recebendo solicitações dos fãs e até possivelmente fazendo duetos com convidados especiais.

Leia também: Coronavírus: lista atualizada de eventos cancelados devido à pandemia

Em uma mensagem anunciando "Live From Home", Gibbard escreveu: "Eu sei que vocês estão todos assustados agora. Eu também. E embora eu esteja orgulhoso de que todos estamos fazendo as coisas necessárias no momento para ajudar a nivelar a curva, sei que isso nos deixou incrivelmente isolados.

Seja com DCFC, Postal Service ou solo, sempre fui grato pela honra que vocês nos concederam ao escolher se reunir em massa em torno de nossa música. Alguns de vocês viajaram grandes distâncias e / ou gastaram grandes somas de dinheiro para nos ver tocar e isso nunca foi perdido para mim. Então, neste tempo louco e sem precedentes, gostaria de retribuir meu favor vindo até você".

Além disso, os roqueiros punk Jeff Rosenstock e AJJ estão programados para realizar um concerto especial que será transmitido ao vivo no stories do Instagram Specialist Subject. 

Nos últimos sete dias, a indústria da música ao vivo sofreu uma precipitação sem precedentes após o surto de coronavírus. As turnês altamente aguardadas de Foo Fighters, Billie Eilish, Thom Yorke e Elton John foram todas adiadas, e grandes festivais como Coachella, Lollapalooza e South By Southwest tiveram que mudar drasticamente seus planos e suas datas de realização no último minuto.

Até a cerimônia de Indução do Hall da Fama do Rock & Roll e o Record Store Day 2020 foram suspensos. Ainda assim, os artistas continuaram determinados a manter a música ao vivo, viva e inovando. 

Sobre o autor

Carol Souza
Carol SouzaAmante do cinema, dos livros e apaixonadíssima pelo bom e velho rock n'roll. Amo escrever e escrevo sobre o que amo. Ativista da causa feminista e bebedora de café profissional. Instagram: @barbooosa.carol
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: