Globo é proibida de exibir documentos do processo sobre Flávio Bolsonaro

A determinação foi feita pela juíza Cristina Serra Feijó, da 33ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Rio
A determinação foi feita pela juíza Cristina Serra Feijó, da 33ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Rio
Bruna Pinheiro
Por Bruna Pinheiro

A Rede Globo foi proibida por meio de liminar de exibir documentos sobre o processo de Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) do caso das "rachadinhas". A medida foi proferida pela juíza Cristina Serra Feijó, da 33ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Rio.

Por meio de seus advogados Rodrigo Roca e Luciana Pires, o parlamentar solicitou a medida e teve o pedido concedido. O processo agora segue sob sigilo, o que gerou comemoração por parte do filho do presidente nas redes sociais.

Flávio Bolsonaro está no centro das investigações sobre um suposto esquema de desvio de recursos na Alerj. O Ministério Público analisa os crimes de peculato, organização criminosa e lavagem de dinheiro no gabinete de Flávio Bolsonaro, operados por Fabrício Queiroz, o ex-chefe de gabinete do Senador.

Em sua defesa, Flávio Bolsonaro já declarou que nunca “recursos financeiros e qualquer título e de qualquer servidor de seu gabinete”. E sobre a vitória do sigilo do processo, alegou: "Não tenho nada a esconder e expliquei tudo nos autos, mas as narrativas que parte da imprensa inventa para desgastar minha imagem e a do Presidente Jair Messias Bolsonaro são criminosas. Juíza entendeu que isso é altamente lesivo à minha defesa. Querer atribuir a mim conduta ilícita, sem o devido processo legal, configura ofensa passível, inclusive, de reparação".

Entidades e Associações de Jornalismo posicionaram-se contrárias a medida, declarando se tratar de censura. A justiça do Rio de Janeiro estaria assim cerceando a liberdade e trabalho da imprensa para levar ao cidadão o conhecimento sobre os fatos que são de interesse público.

Sobre o autor

Bruna Pinheiro
Bruna PinheiroInternacionalista. Escrevo hoje sobre política, economia, filmes e séries. Adoro viajar e comer (não necessariamente nessa ordem). Segue lá @bpinheiro1
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: