Ford encerra produção de veículos no Brasil após mais de 100 anos
A Ford anunciou na última segunda-feira (11) que encerraria a produção de veículos no Brasil, depois de mais de 100 anos de funcionamento no país. A empresa ainda seguirá com a operação de vendas e assistência técnica no país, mas focará em produtos importados, afetando 6.171 funcionários espalhados pelas fábricas de Camaçari (BA), Taubaté (SP) e Horizonte (CE).
O anúncio deixou claro que as três montadoras encerrariam a produção de veículos imediatamente, mas ainda manteriam um efetivo para a fabricação de peças. A fábrica de Horizonte, responsável pela montagem da Troller, está programada para fechar no último trimestre do ano.
A rede de concessionárias da Ford no Brasil continuará funcionando, mas os carros passarão a ser importados, destacando-se a prioridade para os carros montados na Argentina e no Uruguai.
O que muda para o consumidor
A Ford garante que pouca coisa mudará para os compradores, que ainda contarão com os mesmos serviços e garantia para os veículos comprados nas concessionárias. Por enquanto, não haverá nenhuma mudança na rede de lojas, mas a montadora enviou uma carta aos revendedores com orientações para conceder cancelamento de compra nos casos em que o cliente sinalizou o interesse e desistiu por conta do fechamento das fábricas.
No entanto, o futuro da Ford no Brasil deverá girar em torno da corrida pela reestruturação global da montadora, que planeja focar suas vendas em veículos como Transit, Ranger, Bronco e Mustang Mach1, enquanto os populares EcoSport e Ka sairão de linha junto com o Troller T4.
Segundo o comunicado emitido pela Ford, a mudança ocorre "à medida em que a pandemia de Covid-19 amplia a persistente capacidade ociosa da indústria e a redução das vendas, resultando em anos de perdas significativas".