WandaVision: Resumo do episódio 9, final explicado e teorias do MCU

O desfecho da série inclui momentos de ação extrema e, é claro, emoção pura
O desfecho da série inclui momentos de ação extrema e, é claro, emoção pura
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

Enfim, o nono e último episódio de WandaVision chegou à Disney+, e conforme o ritmo desenfreado de sucesso da série, é claro que a ocasião não passaria despercebida. O chefe da Marvel, Kevin Feige, chegou a informar à imprensa que não é impossível o surgimento de uma segunda temporada, mas tudo indica que este realmente será o fim absoluto da série, dando continuidade à trama do Universo Cinematográfico Marvel (MCU) em outras variadas produções engatilhadas pela empresa. 

Confira abaixo o resumo do episódio 9 de WandaVision (CONTÉM SPOILERS):

Para início de conversa, é importante esclarecer que, ao contrário de inúmeras teorias levantadas nas redes sociais, não foi desta vez que a Marvel inseriu Mephisto na jogada. Ralph Bohner, a quem Agnes/Agatha se referia como marido, é um ator responsável por interpretar o irmão falso Pietro, interpretado na série por Evan Peters, que deu vida ao personagem na franquia X-Men da Fox. Até aí, tudo previsível.

O último episódio de WandaVision termina de forma favorável, embora previsível: o bem triunfa sobre o mal, ou seja, Agatha Harkness não conseguirá obter uma "vitória", e conforme adiantado em nossas previsões, Wanda finalmente assume o título de Feiticeira Escarlate. 

Dito isso, é válido adiantar que há um momento de angústia: Wanda algum dia verá sua família novamente, ou seja, o marido Vision e os meninos Billy e Tommy? E em caso afirmativo, quando? Avance rapidamente para a segunda das duas sequências de crédito final e vemos Wanda, bem longe, isolada em uma cabana em uma região selvagem de montanhas nevadas. Enquanto ela desfruta de uma xícara de chá na varanda, seu alter ego, a Feiticeira Escarlate está ocupada lá dentro, examinando o Livro Darkhold de Agnes (também conhecido como Livro da Maldição) e à distância, ela ouve os gritos de Tommy e Billy pedindo ajuda. 

O episódio 9 começa com Agnes manipulando uma corrente roxa em torno das gargantas de Tommy e Billy, abrindo espaço para que Wanda liberte os garotos com uma magia vermelha no peito da bruxa rival. “A Feiticeira Escarlate não nasceu, ela foi forjada”, diz Agnes durante a batalha. “Eu não sou uma bruxa, não lanço feitiços, ninguém me ensinou magia”, grita Wanda. “É seu destino destruir o mundo”, diz Agnes antes de torturar uma série de cidadãos de Westview.

“Você amarrou sua família a este mundo distorcido e agora não pode viver sem nenhum dos dois”, diz Agnes. “Salve Westview ou salve sua família”, completa. Mais tarde, no confronto final entre Agnes e Wanda, temos a impressão de que Wanda vai perder o confronto após ficar esgotada com seu último golpe. “Em um determinado espaço, apenas a bruxa que os conjura pode usar sua magia”, diz Wanda sobre o uso das Runas. “Obrigado pela lição. Mas eu não preciso que você me diga quem eu sou”, responde Agnes antes de ter seu poder absorvido por Wanda, que finalmente aparece com seu uniforme vermelho completo de Feiticeira Escarlate. 

Depois, Wanda instrui Billy e Tommy a tirarem as tropas de Hayward da praça da cidade. O Visão Branco aparece no meio do episódio, e Wanda acredita fielmente que se trata de seu marido, mas a cena ganha um tom dramático quando ele pega o rosto de Wanda e começa a esmaga-la. Novamente, como já era de se imaginar, o Visão "condicional" aparece e se junta ao confronto. 

O Visão Branco está programado para destruir o Visão "condicional", que então escaneia as memória do Visão Branco, percorrendo todos os momentos do MCU até Thanos o matar. Como resultado, o Visão Branco declara "Eu sou o Visão" e, em seguida, desaparece. 

Perto do final, Wanda e Visão levam seus filhos para casa para colocá-los na cama. Wanda tem o Hex se dissipando em Westview. À medida que se aproxima de sua casa, Wanda e Visão sabem que é o fim temporário da união, bem como uma longa soneca para os meninos. O casal assiste ao Hex vermelho chegando, e tem plena noção de que não há mais escapatória daquele destino.

Ele pode estar de volta em algum momento no futuro, mas ele entende que não pode viver no mundo de Wanda agora. Visão pergunta a Wanda: "O que sou eu?" Ela responde: “Você, Visão, é o pedaço da pedra da mente que vive em mim. Você é um corpo de fios, sangue e ossos que criei. Você é minha tristeza e minha esperança. Mas, principalmente, você é meu amor". Aqui, não há outro destino aos espectadores senão as lágrimas. 

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: