Leve e emocionante, Mar do Sertão conta histórias sem enganar o público
Há tempos não se via uma aprovação tão contundente de uma novela da Globo


A maldição do miolo enrolativo parece ter chegado ao fim com a exibição da aprovadíssima Mar do Sertão, uma novela que veio para fazer história na TV Globo graças ao entendimento certeiro do autor Mário Teixeira e do diretor artístico Allan Fiterman sobre a necessidade de entregar uma história leve, emocionante e, principalmente, sem enganar o público com mistérios baratos.
Os enigmas existem na novela das seis, mas nada é colocado como uma super bomba prestes a estourar. O perfil de cada personagem já foi exposto, seus planos são exibidos descaradamente em cenas isoladas e os impasses são renovados a cada semana, garantindo uma movimentação intensa de heróis, vilões e até mesmo aqueles que preferem se abster de alguma opinião.
A faixa das 18h está preenchida gloriosamente por Mar do Sertão, e o miolo central do folhetim parece ter encontrado o momento perfeito para se desenrolar, afinal a novela Cara e Coragem acaba de apresentar seu ápice narrativo após um período ousado em que Claudia Souto manteve Clarice (Taís Araújo) em coma. Outra boa história, mas com alguns deslizes claros de narrativa que acabam afastando parte do público. Mesmo assim, há um casamento pertinente entre as duas histórias.

O mesmo talvez não possa ser dito sobre Travessia, que ainda se arrasta pelo chão em busca de audiência, sobretudo em meio às reclamações justificáveis relacionadas à ausência de cenas expressivas da protagonista Brisa (Lucy Alves), cujo talento extraordinário não se compara às pequenas falas da personagem na novela de Glória Perez, que até agora está se mostrando morna o suficiente para gerar turbulência nos bastidores da emissora.

Sem dúvidas, Mar do Sertão está sendo um dos maiores acertos da Globo nos últimos anos, principalmente por se tratar de uma obra original que, apesar de beber da fonte de outras histórias anteriores conhecidas pelo público, consegue atualizar o conceito de acordo com a época retratada no folhetim.
Vale lembrar que esta é apenas a consideração deste humilde redator que vos fala, e nós estamos sempre dispostos a conferir o que nossos leitores acham sobre cada assunto, portanto sinta-se à vontade para participar da enquete disponível abaixo e dizer nos comentários qual é a melhor novela em exibição na TV Globo.
