A situação não está nada fácil para Tertúlio (José de Abreu) que está correndo sério risco após um grave acidente envolvendo uma arma de fogo. No entanto, mesmo que a sua vida tenha sido salva por Candoca (Isadora Cruz), a médica ainda será culpada pela piora do estado de saúde do Coronel durante os próximos capítulos de Mar do Sertão.
Não é de hoje que Candoca dá tudo de si para ajudar qualquer pessoa que precise, mesmo que seja a pessoa mais poderosa de toda a cidade de Canta Pedra. É exatamente isso o que acontece quando após uma situação crítica, a médica salva a vida de Tertúlio para o alívio de toda a sua família que estava aflita com a sua condição.
Acontece que as coisas não param por aí, pois após retornar para a sua casa, o Coronel começa a piorar cada vez mais sem ninguém conseguir explicar o que está acontecendo. Nesse momento crítico, Deodora (Débora Bloch) joga toda a responsabilidade do quadro clínico do marido em cima de Candoca, já que ela o operou e afirmou que a situação estava fora de risco. Claro que a médica ficará surpresa com a acusação, pois mesmo sem saber o que está acontecendo exatamente, ela sabe que aquilo não está sendo causado de forma natural.
Candoca nem desconfia que na verdade Deodora está envenenando o próprio marido aos poucos para que ela possa ficar com todas as suas terras e se tornar a mulher mais poderosa de todo o sertão, e não medirá esforços até conseguir.

