Largado sozinho, Coronel batalha pela confiança de José em Mar do Sertão
Após tantos erros, o Coronel Tertúlio terá José como último recurso para encontrar alguma paz na novela das seis
Coronel tenta obter o perdão de Zé Paulino. Foto: Reprodução/Globo
As décadas que já se perderam entre as contas de Tertúlio (José de Abreu) reúnem ações ambiciosas em um histórico perturbador de escolhas erradas, mas o Coronel está pronto para buscar algum tipo de redenção pessoal na novela Mar do Sertão, sobretudo após perder completamente tudo para o próprio filho, Tertulinho (Renato Góes), que oficializa a interdição do pai e coloca José (Sergio Guizé) como último recurso do ex-poderoso.
Tertúlio perde o posto de Coronel para Tertulinho, é obrigado a abrir mão de suas propriedades e fica sem rumo na trama. Este é o gancho para a tentativa de conciliação com Zé Paulino, que não pretende perdoar o pai biológico tão cedo, principalmente pelo excesso de mentiras e total falta de respeito pelo povo de Canta Pedra durante seu período no poder.
O personagem de José de Abreu pode não ser tão caricato e estúpido como Sabá Bodó, interpretado por Welder Rodrigues, mas ambos possuem graus semelhantes de erros absurdos nas costas, com grande capacidade de gerar desastres na cidade. Daqui a algumas semanas, por exemplo, toda a água de Canta Pedra será contaminada, obrigando Candoca a tomar uma atitude desesperada para salvar a população.
Após fazer uma confissão perturbadora ao Padre Zezo (Nanego Lira), o Coronel ouviu do líder religioso que ele precisa revelar seu passado para que todos ao seu redor saibam a verdade, e é exatamente o que ele vai tentar fazer. O foco de Tertúlio será obter o perdão de José e, quem sabe, encontrar algum caminho que o leve à paz, mesmo que abandone de vez o poder.
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson










