Google Chrome: Navegador deve ganhar indicador de uso da memória RAM
Novidade deve ajudar no problema do grande consumo de memória.
O Google Chrome é um dos navegadores mais utilizados no mundo, muito disso é relativo as diversas funções e recursos integrados ao software. No entanto, uma das reclamações mais frequentes dos usuários é o alto consumo de memória RAM pelo aplicativo. Agora, uma documentação a respeito do protótipo de desenvolvimento e atualização do navegador indica que ele irá ganhar um indicador de consumo de memória nas suas abas.
A informação foi postada pelo usuário Leopeva64 no Twitter, o indicador de consumo de RAM deve mostrar exatamente quanto cada guia do navegador está utilizando. Ele deve ser exibido logo abaixo do título da página ao passar o mouse sobre a aba quando a sua prévia for mostrada.
A nova funcionalidade foi apresentada na página Chromium Gerrit, que indica quais novidades devem ser integradas as próximas atualizações do projeto Chromium, no qual o Google Chrome é baseado.
Confira abaixo o post do usuário:
According to a new prototype on Gerrit, Chrome's hover cards *could soon show you how much memory a tab is using:https://t.co/ERwYdqZmwPSomething like this (mockup): pic.twitter.com/S5FywklioM
— Leopeva64 (@Leopeva64) March 3, 2023
Além disso, a nova versão do Google Chrome para macOS traz um otimizador para compressão de memória e temporizadores de Javascript quando o usuário está navegando ou assistindo vídeos no YouTube. Em resumo, a novidade deve reduzir o consumo de bateria em MacBooks para tornar-se um concorrente ainda mais poderoso ao Safari, navegador da Apple.
Até o momento, o recurso para medir o consumo de memória RAM ainda está em desenvolvimento no Chrome, outros navegadores como o Opera GX, já possuem esta funcionalidade. No entanto, o GX permite ao usuário limitar quantos gigabytes poderão ser consumidos pelo navegador. Quanto ao navegador do Google, ainda não se sabe quando ele estará disponível.
Outra função que deve ser adicionada ao navegador, é a opção de fechar guias com apenas dois cliques, recurso que já está presente no Microsoft Edge.