Google Chrome: Navegador deve ganhar indicador de uso da memória RAM

Novidade deve ajudar no problema do grande consumo de memória.

Google Chrome irá fornecer um medidor de consumo para memória RAM. Fonte: Divulgação/Google
Google Chrome irá fornecer um medidor de consumo para memória RAM. Fonte: Divulgação/Google
Samuel Zadoque
Por Samuel Zadoque

O Google Chrome é um dos navegadores mais utilizados no mundo, muito disso é relativo as diversas funções e recursos integrados ao software. No entanto, uma das reclamações mais frequentes dos usuários é o alto consumo de memória RAM pelo aplicativo. Agora, uma documentação a respeito do protótipo de desenvolvimento e atualização do navegador indica que ele irá ganhar um indicador de consumo de memória nas suas abas.

A informação foi postada pelo usuário Leopeva64 no Twitter, o indicador de consumo de RAM deve mostrar exatamente quanto cada guia do navegador está utilizando. Ele deve ser exibido logo abaixo do título da página ao passar o mouse sobre a aba quando a sua prévia for mostrada.

A nova funcionalidade foi apresentada na página Chromium Gerrit, que indica quais novidades devem ser integradas as próximas atualizações do projeto Chromium, no qual o Google Chrome é baseado. 

Confira abaixo o post do usuário:

Além disso, a nova versão do Google Chrome para macOS traz um otimizador para compressão de memória e temporizadores de Javascript quando o usuário está navegando ou assistindo vídeos no YouTube. Em resumo, a novidade deve reduzir o consumo de bateria em MacBooks para tornar-se um concorrente ainda mais poderoso ao Safari, navegador da Apple.

Até o momento, o recurso para medir o consumo de memória RAM ainda está em desenvolvimento no Chrome, outros navegadores como o Opera GX, já possuem esta funcionalidade. No entanto, o GX permite ao usuário limitar quantos gigabytes poderão ser consumidos pelo navegador. Quanto ao navegador do Google, ainda não se sabe quando ele estará disponível.

Outra função que deve ser adicionada ao navegador, é a opção de fechar guias com apenas dois cliques, recurso que já está presente no Microsoft Edge.

Sobre o autor

Samuel Zadoque
Samuel ZadoqueProfessor, músico, amante da arte, da cultura geek e de tecnologias em geral, sempre buscando dar o meu melhor em tudo o que faço e buscando inspirações em tudo a minha volta. Acredito numa acessibilidade geral do conteúdo.
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: