"12 Anos de Escravidão" será distribuído em escolas dos EUA

"12 Anos de Escravidão" será distribuído em escolas dos EUA
Diário 24 Horas
Por Diário 24 Horas

Um dos favoritos ao filme do ano no Oscar 2014 detentor de 9 indicações, ’12 anos de escravidão’, será distribuído em escolas dos EUA para ser usado em aulas de história. Livro e filme estarão à disposição de estudantes a partir de setembro e contam o caso de homem transformado em escravo.

A intenção é usar o caso de Northup, um homem negro que nasceu livre, mas que em 1841 foi sequestrado e transformado em escravo durante mais de uma década, em aulas de história. A ação, coordenada pelo apresentador e ativista Montel Williams, é uma parceria entre os produtores do filme, a editora do livro e a Nacional School Boards Association (NSBA).

“Acreditamos que oferecer aos estudantes das escolas públicas da América a oportunidade de testemunhar uma visão tão impiedosa dos males da escravidão é essencial para garantir que essa história nunca seja esquecida e que nunca se repita”, justificou o presidente da NSBA, David A. Pickler ao anunciar o projeto.

“Desde que li ’12 anos de escravidão’ pela primeira vez tinha o sonho de que esse livro fosse usado em escolas. Sou imensamente grato a Montel Williams e a National School Boards Association por transformar esse sonho em realidade e por compartilhar a história de Solomon Northup com a geração atual”, disse o diretor do filme, Steve McQueen.

A obra cinematográfica foi premiada no BAFTA (British Academy Film Awards) como melhor filme. O livro homônimo que inspirou o ganhador do Bafta foi lançado no Brasil nesta segunda-feira (24), pela Companhia das Letras (R$ 22,50). 

Sobre o autor

Diário 24 Horas
Diário 24 HorasEquipe de redação do Portal Diário 24 Horas. @diario24h
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: