Oscar: Bolsonaro compara "Democracia em Vertigem" a comida de urubu

Jair Bolsonaro em cena de 'Democracia em Vertigem'
Jair Bolsonaro em cena de 'Democracia em Vertigem'
Por Marcos Henderson

O comovente documentário "Democracia em Vertigem", de Petra Costa, foi indicado na categoria "Melhor Documentário" do Oscar 2020, e desde o anúncio oficial, uma legião de apoiadores da extrema direita brasileira deu início aos ataques direcionados à diretora do longa, que exibe aos espectadores os motivos que levaram ao golpe de 2016, cujo resultado foi o impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff, e todas as organizações para que Jair Bolsonaro chegasse, enfim, ao poder, derrotando o Partido dos Trabalhadores em 2018, época também marcada pela prisão de Lula, impedindo o ex-metalúrgico de concorrer à presidência e abrindo precedentes para o candidato do PSL subir nas pesquisas. Quais são as chances reais de "Democracia em Vertigem" no Oscar 2020?

Nesta terça-feira (14), Bolsonaro manifestou-se sobre a indicação de "Democracia em Vertigem" ao Oscar, afirmando que o longa-metragem não passa de uma ficção, e ainda foi além: disse que o documentário é bom "para quem gosta do que urubu come", completando o discurso com "eu vou perder tempo com uma porcaria dessa?", deixando claro que sequer assistiu à obra. A entrevista aconteceu no momento em que o presidente da república deixou o Palácio da Alvorada nesta terça, e nos mostra o homem que preside o país ignorando o fato de que um longa-metragem nacional ganhou uma nomeação valiosa na maior premiação cinematográfica do mundo. Saiba onde assistir aos filmes indicados ao Oscar.  

"Democracia em Vertigem" concorre com mais quatro filmes na categoria documental do Oscar 2020: "Indústria Americana", "For Sama", "The Cave" e "Honeyland". O filme marca um momento de ouro para a diretora Petra Costa, que acompanhou inúmeras situações controversas e esclarecedoras em sua jornada como investigadora de fatos, militante e real defensora da democracia. Ela faz parte da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood desde 2018 e também trabalhou como diretora em "Elena" e "Olmo e a Gaivota", ambos disponíveis na Netflix, onde também pode ser encontrado o longa indicado ao Oscar.

Confira o momento em que Jair Bolsonaro comenta sobre o filme de Petra Costa:

Ver Comentários

Cinema

Recentes