O Campeonato Paraense começou no último domingo (12) e teve o último jogo da primeira rodada encerrado na noite desta segunda-feira (13). Abrindo a competição, o Santa Cruz recebeu o São Francisco mas empatou sem gols em uma partida apática realizada no estádio Coutão. No mesmo dia o Paysandu venceu o Gavião por 2 a 1 na Curuzu, diante de 2.460 torcedores que ficaram apreensivos ao verem o adversário marcar o gol de empate aos 31 minutos do segundo tempo. Encerrando os confrontos do final de semana, o Paragominas também empatou sem gols com o Independente, na Arena Verde. Já na segunda-feira (13), pela parte da noite, o Remo jogou no Mangueirão para 18 mil torcedores e venceu o Cametá por 2 a 1, com gol nos acréscimos.
Os grandes destaques da rodada foram os confrontos envolvendo as equipes da capital, sobretudo o Paysandu, que enfrentou o primeiro time indígena do Brasil a participar da divisão principal de uma competição estadual.
Para a surpresa dos torcedores que compareceram à Curuzu na tarde de domingo, os visitantes empataram o jogo aos 31 minutos do segundo tempo, com Aru, mesmo com o domínio absoluto do Papão após marcar com Lima aos 26 minutos do primeiro tempo. O gol de empate acabou deixando os bicolores ansiosos dentro de campo, até que Zé Antônio marcou de cabeça, perto do final do jogo, aos 46 minutos.
O Remo enfrentou uma situação muito parecida, dominando a partida desde o início e marcando o gol de abertura do placar ainda no primeiro tempo, com um chute forte do camisa 33, Eduardo Ramos, após uma ótima série de passes entre os jogadores ofensivos. A partir deste momento, o Cametá praticamente sumiu da partida e cedeu diversas chances ao Leão, que acabou desperdiçando várias oportunidades por conta de uma visível falta de entrosamento no grupo.
Na segunda etapa, o Cametá aproveitou a falha da zaga remista e marcou o gol de empate com uma cabeçada de Gil após lançamento certeiro de Soares. Este foi um golpe embaraçoso para o Remo, que começou a tentar o gol de desempate de qualquer jeito, e quem salvou os donos da casa foi o garoto da base, Alex Ruan, com um belo chute de fora da área no canto esquerdo do gol, aos 46 minutos.
Com três pontos cada, Paysandu e Remo dividem a liderança com mesmo saldo de gols, enquanto Independente, Paragominas, Santa Cruz e São Francisco somam apenas um ponto com nenhum gol na competição até o momento. Cametá e Gavião são os dois últimos colocados e os únicos derrotados na primeira rodada do Parazão 2014.
Os próximos jogos acontecem a partir de quarta-feira (15), com o Gavião enfrentando o São Francisco no Zinho de Oliveira e o Paysandu jogando em casa novamente contra o Santa Cruz. Na quinta-feira (16) o Remo tem duelo marcado contra o Independente no Mangueirão, e o Cametá recebe o Paragominas para tentar se redimir da derrota de segunda-feira. Todas as partidas acontecem às 20h30.













