O dia em que os Beatles subiram no telhado e fizeram a sua última apresentação

O dia em que os Beatles subiram no telhado e fizeram a sua última apresentação
Diário 24 Horas
Por Diário 24 Horas

Nesta quinta-feira, 30, há 45 anos, os Beatles se apresentavam juntos pela última vez, com um show em Londres. Paul McCartney, John Lennon, George Harrison, Ringo Starr e o tecladista Billy Preston fizeram uma apresentação supresa no telhado da sede da gravadora Apple, no centro comercial da capital inglesa.

O show durou por volta de 42 minutos e o set incluiu nove takes de cinco canções, "Get Back", "Don't Let Me Down", "I've Got a Feeling", "One After 909" e "Dig a Pony", antes da polícia chegar e interromper o show. Cenas da última apresentação foram usadas posteriormente no documentário “Let It Be”, de 1972, e gravações de "I've Got a Feeling", "One After 909" e "Dig a Pony" entraram no LP de mesmo nome.

Até hoje, não se sabem quem foi que teve a ideia de fazer este show, mas consta que a decisão foi tomada poucos dias antes. De acordo com o livro “The Complete Beatles Chronicle", de Mark Lewisohn, George trouxe Preston na esperança de que um músico de fora pudesse ajudar o grupo a manter o foco.

"Havia um plano para tocar ao vivo em algum lugar. Estávamos pensando para onde poderíamos ir. Ah, o Palladium ou o Sahara. Mas teríamos que levar todo o equipamento, então decidimos: Vamos subir no telhado”, conta Ringo no livro "The Beatles Antology".

Quando a banda começou a tocar, houve muita comoção entre os espectadores que estavam passando na rua, muitos estavam em seu horário de almoço. Quando a noticia se espalhou, uma multidão se formou nas ruas e nos telhados dos prédios, a polícia avaliou que o show estava causando tumulto no trânsito e nas ruas.

Paul improvisou a letra de “Get Back” para falar da situação: "Você está brincando no telhado de novo e sabe que sua mãe não gosta, ela vai mandar te prender!". Com a conclusão de "Get Back", o show terminou e John agradeceu: "Quero agradecer em nome do grupo e de nós todos e espero que tenhamos passado no teste".

O grupo ainda gravaria mais um álbum de estúdio, "Abbey Road", mas a banda terminou oficialmente em novembro de 1969 sem fazer outro show.

Sobre o autor

Diário 24 Horas
Diário 24 HorasEquipe de redação do Portal Diário 24 Horas. @diario24h
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: