Rodrigo Santoro: "Interpretar Xerxes me ajudou a trabalhar a imaginação"


Em ‘300 – A ascensão do império’, Rodrigo Santoro revisita o Deus persa Xerxes, um dos maiores sucessos de sua carreira. O ator após a sua primeira participação em Hollywood se tornou bastante prestigiado, mesmo que as suas primeiras aparições em grandes obras de Hollywood tenham sido um pouco discretas.
“É um filme que se passa mais ou menos no mesmo tempo do primeiro. Existe um diálogo entre os dois, apesar de esse existir sozinho. Se você não assistiu ao primeiro, vai entender, mas, se assistiu, tem uma experiência ainda mais rica”, aponta o ator.
Rodrigo destaca que o espectador vai compreender melhor as motivações e intenções de Xerxes, considerado o vilão do primeiro longa-metragem. “A gente explica um pouco da origem dele, do que aconteceu, a história com o pai. Achei que era mais interessante eu poder humanizar um pouco, trazer um pouco de nuance e dimensão para esse personagem”, afirma.
Em ‘300’, ele contracenou com um pontinho de fita crepe. Como Xerxes é um gigante, o ator não poderia estar no mesmo quadro dos demais integrantes do elenco. Santoro acreditou que a tecnologia havia evoluído e que ele finalmente poderia olhar nos olhos do colega, mas se enganou. Dessa vez, a parceira de cena foi uma bola de tênis, tão simples quanto não esperava ser, assim como qualquer expectador não imaginasse também.
A experiência, porém, foi enriquecedora. “Foi um trabalho muito técnico, um processo intenso. Mas é um desafio interessante, que me acrescentou muito, me ajudou a trabalhar com a imaginação. É uma forma diferente de trabalhar”, avalia o ator, que passou também por um intenso processo de recuperação para ‘300 – A ascensão do império’.
Santoro havia acabado de gravar ‘Heleno’, e por estar muito magro , precisou voltar ao peso normal antes de encarar a musculação e a alimentação regrada que o deixaram com a forma física de Xerxes.
“300: A Ascensão do Império” traz Sullivan Stapleton como o general ateniense Temístocles, Jamie Blackley interpreta o adolescente Calisto e Eva Green vive a déspota Artemísia, rainha persa que convence Xerxes (Rodrigo Santoro) a unir seus exércitos e liderá-los em batalha naval contra os gregos. Lena Headey retorna ao papel da rainha Gorgo. O filme tem estréia marcada para dia 7 de Março.