Cinema

"Ninfomaníaca", de Lars Von Trier, é proibido na Turquia

Diário 24 Horas
Atualizado há quase 5 anos
"Ninfomaníaca", de Lars Von Trier, é proibido na Turquia

O controverso filme dirigido por Lars Von Trier, Ninfomaníaca, teve a sua exibição vetada na Turquia, por ter sido considerado um filme mais pornográfico do que filme artístico, de acordo com informações publicadas no site da revista The Hollywood Reporter.

“O filme está na categoria pornô por causa das cenas de sexo explícito. Além de retratar violência extrema contra a mulher”, disse à AFP o superintendente de cinema turco Cem Erkul. A decisão foi tomada pela junta de Cinema do país, que teve seis votos a favor e dois contra a proibição do filme.

Entre os que são adeptos à exibição do filme estava o produtor Yamac Okur, que considerou a decisão equivalente a censura. Em sua conta no Twitter, ele disse que “banir qualquer filme de ser exibido comercialmente é inaceitável”, também ainda no mesmo site, o diretor turco Nuri Bilge Ceylan “condenou” a exibição, uma vez que já que existe uma lei de classificação etária no país.

A primeira parte do filme tinha previsão para ter a sua estreia no dia 14 de março,  e a segunda, no dia 21 do mesmo mês. A proibição se refere apenas à exibição comercial do filme, Ninfomaníaca ainda será exibida no Festival de Cinema de Istambul, que acontece durante o mês de abril.De acordo com o que foi publicado, a medida reforça o debate sobre a influência do primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan, que é acusado de aderir uma agenda secreta islâmica para impor restrições aos produtos culturais na Turquia.

No inicio de 2014, a segunda parte do filme de Lars Von Trier também teve sua exibição proibida em outro país (Romênia), no entanto, a distribuidora local contestou a decisão e conseguiu fazer com que o filme tivesse a sua exibição normal.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Mais sobre

Ninfomaníaca