James Cameron lança "Deepsea Challenge" documentário 3D sobre as profundezas do Pacífico


O diretor James Cameron apresentou nesta segunda-feira, (4), o documentário 3D "Deepsea Challenge", sobre a sua imersa e solitária em 2012 na parte mais profunda do oceano Pacífico.
"Sou um primata curioso e preciso ver as coisas com meus próprios olhos", falou o cineasta, em referência à aventura que o levou a um submarino até a zona mais profunda conhecida do oceano, situada a 10.898 metros, na Fossa das Marianas, em 26 de março de 2012.
A exibição do filme aconteceu para cerca de mil pessoas, no cinema Lefrak do Museu Americano de História Natural, em Nova York, com um público aproximadamente de 1000 pessoas, Cameron, diretor de "Titanic" e "Avatar", foi ovacionado pela plateia.
"Deepsea Challenge" traça todos os passos do projeto de Cameron, desde os seus sonhos de criança e a concepção do submarino, desenhado por ele mesmo e construído em Sydney, até a expedição final, passando por todas as etapas de testes que foram necessárias.
"Incrível, é como a Lua", disse Cameron ao ver o espetáculo desolador do fundo da zona conhecida como o abismo Challenger (Challenger Deep), no sudoeste das ilhas norte-americanas Guam.
O cineasta, ilhado numa pequena cabine dentro do submarino, passou três horas no solo marinho recolhendo amostras para investigações científicas e imagens em movimento.
O filme tem duração de 90 minutos e foi realizado em parceria com a National Geographic. "Deepsea Challenge" estreia nas salas de cinema norte-americanas nesta sexta-feira.