James Cameron compara efeitos da Marvel com os de 'Avatar': 'Não chega nem perto'

Diretor teceu novas críticas ao estúdio, mencionando desta vez os efeitos VFX

Novo longa de Cameron, 'Avatar: O Caminho da Água', chega aos cinemas no próximo dia 15 de dezembro. Foto: Reprodução/YouTube.
Novo longa de Cameron, 'Avatar: O Caminho da Água', chega aos cinemas no próximo dia 15 de dezembro. Foto: Reprodução/YouTube.
Carol Souza
Por Carol Souza

Aparentemente, o aclamado diretor James Cameron segue com sua opinião um tanto quanto impopular sobre a Marvel e suas produções cinematográficas e em uma recente entrevista, novamente teceu críticas ao estúdio, desta vez comparando os efeitos VFX dos longas de super-heróis com os efeitos usados por ele mesmo em seu próximo lançamento, "Avatar: O Caminho da Água"

Inicialmente, o diretor comentou que há um certo impacto positivo na produção dos filmes de heróis pois eles teriam aumentado a demanda de efeitos e isso teria impulsionado a criação de novas ferramentas voltadas aos efeitos visuais. "Obviamente, os grandes filmes de super-heróis de histórias em quadrinhos têm impulsionado o grande volume da indústria, e a crescente onda de técnica eleva todos juntos. Dá a você artistas de maior qualidade. Você tem mais ferramentas, plug-ins e códigos. Você tem pessoas mais talentosas escrevendo códigos, simulações e todo esse tipo de coisa por aí", disse ele. "Então, como estamos montando nossa equipe, e como a Weta Digital está constantemente tendo novas contratações, ela está saindo desse pool, então melhora tudo junto".

Entretanto, por mais que tenha iniciado seu comentário de forma positiva, o diretor não pôde deixar de comparar as técnicas usadas na Marvel - mais recente alvo de suas críticas - com as usadas por ele mesmo e sua equipe em "Avatar 2".

"O Weta Effects, como é conhecido agora, é o melhor. Certo? Quer dizer, o ILM faz um ótimo trabalho, mas quando se trata do tipo de coisa facial emotiva que estamos fazendo… quero dizer, Thanos? Vamos. Dá um tempo", disse Cameron. "Você viu esse [novo Avatar] filme. Não chega nem perto".

De forma curiosa, Cameron no início da entrevista disse que "não iria desrespeitar" os filmes da Marvel ou da DC, mesmo que anteriormente tivesse dito que o desenvolvimento dos personagens dos longas dos estúdios não teria profundidade. "Quando olho para esses filmes grandes e espetaculares – estou olhando para você, Marvel e DC – não importa a idade dos personagens, todos agem como se estivessem na faculdade", disse ele na ocasião. "Eles têm relacionamentos, mas na verdade não. Eles nunca penduram as esporas por causa dos filhos. As coisas que realmente nos fundamentam e nos dão poder, amor e um propósito? Esses personagens não vivenciam isso, e acho que não é assim que se faz filmes".

Vale lembrar que em "Vingadores: Ultimato", toda a trama gira em torno de temas como família, com personagens como Homem de Ferro e Capitão América escolhendo uma "aposentadoria" e uma vida "normal" ao lado dos familiares porém, sendo forçados a "vingar" a Terra após o estalo de Thanos.

Sobre o autor

Carol Souza
Carol SouzaAmante do cinema, dos livros e apaixonadíssima pelo bom e velho rock n'roll. Amo escrever e escrevo sobre o que amo. Ativista da causa feminista e bebedora de café profissional. Instagram: @barbooosa.carol
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: