Oscar 2015: "Birdman" e "Grande Hotel Budapeste" seguem líderes de indicações
Destaques deste ano na premiação, cada uma das produções ostenta indicações em nove categorias
Para a alegria dos fãs de cinema foi divulgada na manhã desta última quinta-feira (15) pela Academia de Artes e Ciência Cinematográficas de Hollywood a aguardadíssima lista oficial dos indicados à premiação do Oscar 2015, a mais famosa e importante do cinema internacional.
Os maiores destaques do anúncio ficaram por conta das tragicomédias "Grande Hotel Budapeste" e "Birdman", com nove indicações para cada. Quem também está surpreendendo é Angelina Jolie, com a indicação de seu filme, "Invencível", baseado em fatos reais.
Com direção de Wes Anderson, "Grande Hotel Budapeste" é estrelado por Ralph Fiennes, Tony Revolori e F. Murray Abraham, e se passa no período entre as duas guerras mundiais, quando o famoso gerente de um hotel europeu conhece um jovem empregado e os dois tornam-se melhores amigos. Entre as aventuras vividas pelos dois, constam o roubo de um famoso quadro do Renascimento, a batalha pela grande fortuna de uma família e as transformações históricas durante a primeira metade do século XX.
Jà "Birdman" é uma comédia de humor negro que conta a história de um ator (Michael Keaton), famoso por retratar um super-herói icônico, que sofre para montar uma peça da Broadway. Nos dias próximos à estreia, ele luta com seu ego e tenta recuperar sua família, carreira e a si mesmo.
Com um orçamento de US$ 65 milhões, com roteiro assinado pelos Joel e Ethan Coen, "Invencível" é baseado em fatos reais, inspirado na biografia do atleta Louis Zamperini (1917-2014), "Unbroken: A world War II Story of Survival, Resilience, and Redemption", de Laura Hillenbrand, que conta a história do atleta olímpico americano que se transformou em sobrevivente e herói de guerra.
Filho de imigrantes italianos, Zamperini, vivido na trama por Jack O'Connell, sobreviveu um acidente de avião, mas à deriva no mar após a queda, foi capturado por japoneses durante a Segunda Guerra Mundial e foi prisioneiro de guerra durante dos anos em um campo de concentração.
Um fato curioso é que Angelina Jolie e sua família foram vizinhos de Zamperini em Hollywood Hills e, interessada na história de vida do atleta, a dupla acabou por se tornar amigos muito próximos durante o desenvolvimento do longa. Um ponto mais do que positivo para a produção, e para sua diretora, é que a mesma teve oportunidade de ouvir todas as incríveis histórias da personalidade que retratava nas telas da boca do próprio homenageado.