Resumo da novela Além do Tempo - 16-10-2015 - sexta-feira
No capítulo desta sexta-feira (16) da novela Além do Tempo, por essa, ninguém esperava! Após Melissa (Paolla Oliveira) fazer o maior escândalo diante dos convidados de seu casamento, Felipe (Rafael Cardoso) se afasta imediatamente do local e procura por Estrela. Para a surpresa do Conde, Ariel (Michel Melamed) vem em sua direção com a égua já selada e diz: “Um palpite, senhor”. O sobrinho-neto de Vitória (Irene Ravache), então, monta ao animal e retorna à cerimônia.
Enquanto isso, a filha de Dorotéia (Julia Lemmertz) tenta explicar o ocorrido à Condessa, e Lívia (Alinne Moraes) se mantém afastada, sem saber como reagir. Até que, subitamente, o pai de Alex (Kadu Schons) surge a galope, se aproxima da ex-noviça e diz, em alto e bom som: “Vem, Lívia... É você que eu quero!!!”. Em seguida, ele puxa a amada para seus braços, e os dois partem para longe, deixando a vilã prestes a ter um ataque de nervos. Entenda mais.
Melissa revela a todos que Felipe é apaixonado por Lívia

No capítulo desta sexta-feira (16) da novela Além do Tempo, após descobrir que Melissa (Paolla Oliveira) foi a responsável por destruir seu relacionamento com Berenice (Elisa Brites), Felipe (Rafael Cardoso) decide cancelar, de uma vez por todas, o casamento com a filha de Dorotéia (Julia Lemmertz). Determinado, ele sobe ao altar e anuncia aos convidados o fim da cerimônia: “Acabo de saber de um fato grave que me chocou profundamente, mas que me desobriga da palavra empenhada a Melissa Borghini”.
Um grito, porém, faz todos voltarem suas atenções à afilhada de Vitória (Irene Ravache), que, cega pelo ódio, esbraveja: “Esse homem, Conde Felipe Castellini, é o maior dos canalhas. Inventou um pretexto sórdido para fugir ao compromisso comigo! Sabem por que?! Para ficar com uma criadinha sonsa [...] Ela... Aquela ali... Lívia (Alinne Moraes)!!!”. Estarrecida, a Condessa pergunta à acompanhante o que Melissa quer dizer com aquilo, mas a ex-noviça parece paralisada.
Felipe explode com Melissa e cancela casamento

No dia de seu casamento, Felipe (Rafael Cardoso) encontra o diário de Berenice (Elisa Brites) e decide conferir, o quanto antes, o conteúdo do pequeno caderno. Página após página, ele fica estarrecido com os relatos da falecida esposa, até que um, em especial, lhe chama a atenção. “Fui vítima da pior das calúnias! Melissa foi capaz de mandar bilhetes para Felipe como se fossem de algum amante! Sou inocente e vou obrigar Melissa a dizer a verdade, nem que seja a última coisa que farei na vida”, lê o sobrinho-neto de Vitória (Irene Ravache).
Furioso, o pai de Alex (Kadu Schons) invade o quarto de hóspedes no qual Dorotéia (Julia Lemmertz) e seus filhos aguardam e declara à noiva: “Nunca imaginei que fosse tão baixa, tão falsa, tão monstruosa!”. Trêmula, Melissa (Paolla Oliveira) vê o objeto nas mãos de Felipe e tenta se justificar, mas ele perde o controle e grita as palavras escritas pela primeira mulher.
A vilã chora compulsivamente e, desesperada, se ajoelha aos pés do amado: “Case comigo, Felipe, por caridade! O que vai ser de mim depois desse escândalo? Eu dediquei tantos anos a você... Minha vida estará desgraçada para sempre!”. O Conde, no entanto, é impiedoso, e, quando a morena se pergunta o que dirá aos convidados da cerimônia, responde: “Eu mesmo vou cuidar disso. Agora”.
Felipe encontra provas contra Melissa e fica em choque

No dia do casamento de Felipe (Rafael Cardoso), Severa (Dani Barros) resolve fazer uma surpresa a Alex (Kadu Schons) e o presenteia com um navio de brinquedo. Apaixonado por embarcações, o filho do Conde adora o carinho, e a ex-preceptora, então, sugere que ele doe seu velho barco a outra criança. Para o espanto da mais nova funcionária do armazém, o amigo de Felícia (Mel Maia) e Chico (João Gabriel D’Aleluia) reage fortemente à sugestão e puxa, bruscamente, a antiga réplica de suas mãos. Nesse momento, o objeto cai no chão, e o diário de Berenice (Elisa Brites) é revelado. “Você precisa mostrar esse diário para o Conde! É muito grave, Alex!”, exclama a empregada.
Assustado, o menino chama pelo pai, e Felipe fica estarrecido ao ver Severa em seu quarto. “Que brincadeira é essa? Estamos com a casa cheia de convidados!”, dispara o sobrinho-neto de Vitória (Irene Ravache). Trêmula, a moça explica a situação ao noivo de Melissa (Paolla Oliveira), e Alex entrega o pequeno caderno de sua mãe. “Ele é meu, pai, eu empresto pro senhor, mas precisa me devolver depois”, diz. Muito tenso, o amado de Lívia (Alinne Moraes) agradece aos dois e pede para ser deixado a sós: “Obrigado, Severa, muito obrigado. Você pode acompanhar o Alex, olhá-lo por mim?”.
Resumo geral
Dorotéia se revolta contra Vitória, mas Melissa pede que a mãe se acalme até a cerimônia de seu casamento. Felipe garante a Lívia que Bernardo e Emília deixarão Campobello em segurança e a moça afirma que partirá com eles. Todos se preparam para o casamento de Melissa e Felipe. Gema enfrenta Zilda e resgata Anita do casarão. Orientado por Severa, Alex entrega a Felipe o diário de Berenice. Felipe descobre as falcatruas de Melissa. Felipe anuncia a todos que o casamento foi cancelado e deixa a festa com Lívia.

