Resumo Os Dez Mandamentos: Moisés pode abrir o Mar Vermelho na terça-feira (10)
As cenas são as mais aguardadas da trama e já foram adiadas três vezes


A Record mudou novamente a data de exibição das cenas que mostrarão a abertura do Mar Vermelho na trama bíblica “Os Dez Mandamentos”. Segundo informações do “Uol”, a emissora do bispo Edir Macedo teria adiado para a próxima terça-feira, 10 de novembro, o momento em que Moisés milagrosamente abre uma passagem nas águas do mar para dar fuga ao povo hebreu. Essa seria a terceira alteração feita propositalmente pelo canal para alongar o folhetim que vem colecionando excelentes resultados de audiência, inclusive colocando em segundo lugar sua poderosa rival, a Globo.
Originalmente a tão aguardada cena iria ao ar no dia 27 de outubro, não foi o que ocorreu. Ela foi adiada para 06 de novembro e posteriormente postergada para o dia 09 do mesmo mês. Na última quinta-feira, 05 de novembro, a Record divulgou em seu site oficial, o resumo atualizado dos capítulos que ainda estão por vir da sua bem sucedida produção religiosa.
Por conta de muitas edições e acréscimos de cenas nos capítulos, a abertura do Mar Vermelho em Os Dez Mandamentos provavelmente encerrará o capítulo 167 ao invés do 166, como havia sido anunciado anteriormente. Porém, a emissora esclarece que os resumos divulgados por ela podem sofrer mudanças de acordo com a necessidade de edição, que só estão sendo finalizadas nas vésperas das exibições. Ainda assim, a Record não garante que a exibição da sequência realmente ocorra da terça.
A sequência que mostrará o feito de Moisés (Guilherme Winter) para libertar seu povo da escravidão no Egito e guia-los rumo à Terra Prometida começou a ser gravada em junho e foi finalizada nos Estados Unidos. A Emissora investiu pesado na produção das cenas, que foram pós-produzidas pelo diretor e produtor americano - craque em efeitos visuais - Sam Nicholson, que trabalhou em séries de TV como "Heroes", "24 Horas", "Grey's Anatomy" e "The Walking Dead". Por esse motivo, a sequência é extremamente aguardada pelo público. Se a exibição da abertura das águas realmente tiver início da terça-feira, terá duração de três dias, caso a Record não estique mais ainda a trama.

Na cena, Moisés, do alto de um rochedo, seguindo as ordens de Deus, erguerá o cajado em direção ao Mar Vermelho, o vento começa a soprar cada vez mais veloz e o mar começará a abrir. As águas se levantarão, formando muros de ambos os lado. O ocorrido deixará todos estupefatos, inclusive Ramsés que estará ao encalço dos hebreus.
Logo em seguida Moisés mandará seu povo marchar em direção a grande fenda aberta no meio do mar. Desesperado, Ramsés ordenará que os soldados sigam adiante, mas serão impossibilitados graças a uma grande coluna de nuvem e fogo que ficará entre eles e os hebreus. O povo de Deus seguirá pela abertura do mar, Moisés será o último israelita a atravessar. Em seguida ele fechará o caminho fazendo com que as águas voltem ao normal e assim afogará os egípcios que haviam começado a fazer a travessia com seus carros e cavalos de guerra.
Por conta do bom desempenho no ibope, a novela Os Dez Mandamentos ganhou até agora 20 capítulos adicionais, além de resumos que chegam a durar mais de dez minutos. Mas isso não parece incomodar os telespectadores, já que a novela continua mantendo elevados picos de audiência. Agora é aguardar para conferir se a Record manterá a exibição da abertura do mar na terça-feira ou não.
