Resumo da novela Velho Chico: Leonor e Afrânio se casam e mãe do rapaz surta
Personagem de Rodrigo Santoro será obrigado a oficializar após ser pego no flagra com ela


Afrânio não está tendo uma vida fácil desde que resolveu tomar de conta da família após a trágica morte de seu pai, o coronel Jacinto. No capítulo deste sábado da novela Velho Chico, resumos apontam para o casamento de Afrânio e Leonor, o personagem de Rodrigo Santoro, que sempre fugiu de um relacionamento mais sério, teve que assumir a jovem após eles serem pegos no flagra pelos pais da moça. Quem não vai gostar nada dessa novidade é a mãe de Afrânio, a megera Encarnação.
Encarnação (Selma Egrei) não vai descansar até ver Afrânio (Rodrigo Santoro) bem longe de Leonor (Marina Nery). A última coisa que a matriarca dos de Sá Ribeiro gostaria era ver seu único herdeiro casado com uma menina simples da roça. Disposta a separar os dois, ela se encontra com o padre Romão (Umberto Magnani) e exige o apoio do religioso. "Quero que o senhor me ajude a anulá esse casamento e tirá essa rameirinha lá de casa!", diz ela.
Ao ver a revolta da mãe do Saruezinho, o padre diz que a decisão precisa partir do casal, e ela esclarece suas intenções: "Eu num vô anulá, padre. Quem vai anulá é ele. Eu vim aqui pra pedi pro sinhô convencê ele disso!".
Afrânio e Encarnação brigam e a matriarca manda a nora ir embora
Furiosa com o casamento de seu único herdeiro com a jovem Leonor (Marina Nery), Encarnação (Selma Egrei) a expulsa de casa na primeira oportunidade que tem. A matriarca dos de Sá Ribeiro dá ordem para que seus jagunços levem a moça dali e a entreguem de volta para sua família.
A tempo de ver toda a confusão, Afrânio (Rodrigo Santoro) chega e se depara com a mulher em cima de um cavalo pronta para partir com os empregados. O Saruezinho, então, se coloca em frente a eles e dá um tiro para o alto. "Eu já mandei descer minha esposa desse maldito cavalo! Não vou falar outra vez!", ameaça.
A viúva de Jacinto (Tarcísio Meira) fica furiosa com a afronta do filho, mas ele esclarece: "É bom a senhora entender, de uma vez por todas, que quem manda nesta casa, agora, sou eu!".
Leonor revela preocupação e diz que pensa em deixar Afrânio
Leonor está angustiada. Desde que se casou com Afrânio (Rodrigo Santoro), ela tem uma promessa a pagar. Temendo ser castigada por ainda não ter cumprido, ela se abre com Doninha (Barbara Reis) e revela que pediu a São Gonçalo um marido, mas que, em troca, deve celebrar uma festividade típica, a roda.
Ao saber da promessa, a mulher de Clemente (Julio Machado) alerta que Encarnação (Selma Egrei) era devota do santo até o filho mais velho morrer. "Depois da morte dele, a patroa perdeu o gosto pela vida. Garrô em um ódio que num podia de vê ninguém sorrindo... Num demorô pra ela proibi as festa de santo que se fazia aqui. Inclusive a roda".
Com medo de ser amaldiçoada, Leonor cogita fugir da casa dos de Sá Ribeiro: "O jeito vai sê ir m’embora!".