Chapecoense pode ser consagrado campeão da Copa Sul-Americana

O Atlético Nacional declarou ser de seu desejo que o time adversário leve o título e aguarda a resposta do Conmebol

Chapecoense pode ser consagrado campeão da Copa Sul-Americana
Diário 24 Horas
Por Diário 24 Horas

A terça-feira, 29 de novembro, ficará marcada como um dia funesto para a história do futebol. Durante a madrugada, o avião que levava os jogadores da Associação Chapecoense de Futebol, da cidade de Chapecó, Santa Catarina, caiu nas proximidades de Medellín, na Bolívia, onde jogariam a final da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional, que expressou a vontade de consagrar o tive adversário campeão da competição, como uma forma de prestar homenagem a memória dos que faleceram na tragédia, assim como aos poucos que conseguiram escapar com vida.

A notícia pegou a todos de surpresa e causou grande comoção, principalmente entre os brasileiros, que expressaram seu pesar em massa nas redes sociais. Até mesmo o presidente Michel Temer lamentou o acidente e determinou luto oficial pelas perdas. Das oitenta e uma pessoas embarcadas no voou, setenta e cinco morreram e seis conseguiram escapar, mas com profundas sequelas físicas e mentais. Além dos jogadores, havia pessoas da equipe técnica, convidados, jornalistas e a tripulação. Foi praticamente impossível não se compadecer das vítimas, o público em geral se encontra totalmente abalado e é fácil encontrar várias mensagens de solidariedade destinadas às famílias e amigos dos acidentados.

A equipe do Atlético Nacional, que jogaria contra o time catarinense, se manifestou e declarou total apoio aos familiares, além afirmar que abrirá mão do título em memória dos adversários. “Fizemos uma reflexão e tomaremos isso como um aviso de Deus para seguir melhorando pessoalmente, para amarmos mais uns aos outros. Vamos esperar a decisão da Conmebol, mas queremos que a Chapecoense seja declarada campeã da Copa Sul-Americana, mas vamos ver o que vai acontecer”, afirmou Gilberto Garcia, lateral direito do time colombiano, em entrevista concedida ao “WinSportsTV” e ainda completou afirmando que tudo está nas mãos da Confederação Sul-Americana de futebol: “A iniciativa é nossa, do mundo do futebol. Esperamos que a Conmebol decida isso, queremos dar todo o apoio aos familiares, estar próximos, dar um abraço de conforto”.

O clube chegou a divulgar uma nota oficial onde presta suas condolências as vítimas: “Diretores, corpo técnico, jogadores e toda a área administrativa do Atlético Nacional lamentam o ocorrido e pedem a Deus para que sua fortaleza divina acompanhe os familiares, amigos e conhecidos dos integrantes da equipe brasileira Chapecoense e dos jornalistas que os acompanhavam. As palavras não dimensionam a dor desta perda, que sabemos que é imensamente esmagadora, e somente a oração ao dono da vida dará forças neste momento. Nos solidarizamos com a família Chapecoense, acompanhamos nossos irmãos brasileiros nesta difícil situação e lhes estendemos um forte abraço”, diz a mensagem.

Também ficou decidido que uma homenagem será prestada aos mortos. “Este é o momento do Atlético Nacional se juntar com todas estas pessoas para esta homenagem póstuma à Chapecoense e vamos deixar as portas do Estádio Atanasio Girardot abertas. Estamos convocando as pessoas para irem com velas, flores e roupas principalmente de cor branca para que nos acompanhem neste momento tão difícil para o futebol e triste a nível continental e mundial. Esta será nossa forma de oferecer nossa solidariedade, companhia e dor para lamentar este fato profundamente”, convocou Ramón Pinilla, diretor do Atlético.

A Fifa também divulgou um comunicado em solidariedade as vítimas do acidente, assim como grande parte dos times europeus. Na França, todos os times fizeram um minuto de silencio durante os treinos e o ato deve ser repetido durante as partidas oficiais. O ato deve ser seguido por equipes de outros países.

Sobre o autor

Diário 24 Horas
Diário 24 HorasEquipe de redação do Portal Diário 24 Horas. @diario24h
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: