Porta dos Fundos e Netflix mantém especial de Natal mesmo com ameças

Porta dos Fundos e Netflix mantém especial de Natal mesmo com ameças
Bruna Pinheiro
Por Bruna Pinheiro

Nas últimas semanas, a Netflix tem sofrido uma série de ameaças por parte de assinantes, políticos, juristas, dentre outros, devido ao lançamento do especial de Natal com parceria do grupo brasileiro “Porta dos Fundos”.

O filme especial intitulado “A Primeira Tentação de Cristo”, conta a história de Jesus Cristo (interpretado por Gregório Duvivier) deixando todos em choque após retornar de uma viagem de 44 dias com o namorado Orlando (Fábio Porchat). Apóstolos e familiares de Jesus se assustam com a novidade e a narrativa dá prosseguimento abordando o natal.

Com a sátira, o episódio virou alvo de boicotes provenientes de políticos, altos religiosos, celebridades e pessoas comuns, incitando a criação de um abaixo-assinado online, que no momento já conta com quase duas milhões de assinaturas. O site change.org está colhendo a assinatura dos internautas que inclusive já confirmaram o cancelamento da assinatura do serviço de streaming por sentirem-se ofendidos pelo episódio.

Esta não é a primeira vez que a Netflix e o Porta dos Fundos são criticados por suas produções. A Netflix recebeu diversas petições parecidas quando a série animada “Super Drags” foi disponibilizada, e o Porta dos Fundos lança anualmente seu especial de Natal, sempre questionando, denunciando problemas sociais atuais e acompanhada de processos judiciais.

Fábio Porchat, um dos fundadores do grupo Porta dos Fundos, foi procurado pela imprensa internacional para falar sobre a polêmica, e disse que “[o episódio] Não incita violência, não estamos dizendo que as pessoas não deveriam acreditar em Deus. Eles [a Netflix] não disseram nada para nós, como ‘Talvez devêssemos tirar o especial do ar’. Eles apoiam a liberdade de expressão”.

No fim, o que realmente está acontecendo apesar do boicote é a confirmação de mais um especial de Natal para 2020. Na reportagem realizada pelo O Globo, o especial de natal foi a obra nacional mais assistida da história da plataforma. 

Veja a seguir o trailer do Especial de Natal do Porta do Fundos e tire suas próprias conclusões:

Sobre o autor

Bruna Pinheiro
Bruna PinheiroInternacionalista. Escrevo hoje sobre política, economia, filmes e séries. Adoro viajar e comer (não necessariamente nessa ordem). Segue lá @bpinheiro1
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: