Filme "1917" é Destaque da Temporada de Premiações 2020

"1917" foi eleito Melhor Filme de Drama do Globo de Ouro
"1917" foi eleito Melhor Filme de Drama do Globo de Ouro
Por Bruna Pinheiro

Provavelmente você só ouviu falar sobre o filme “1917” com a atual temporada de premiações da televisão e do cinema. O filme é considerado o azarão das premiações de 2020 por desconhecimento do público sobre seu enredo, atores, direção, entre outros. “1917” é um filme britânico de guerra, dirigido e produzido por Sam Mendes e co-escrito por Krysty Wilson-Cairns.

Com um elenco predominantemente jovem, traz os atores George George MacKay, Dean-Charles Chapman, Mark Strong, Andrew Scott, Richard Madden, Claire Duburc, Colin Firth e o aclamado Benedict Cumberbatch. A obra já levou os prêmios de Melhor Filme Dramático (Golden Globes), Melhor Diretor (Critics’ Choice e Golden Globes), Melhor Fotografia, Melhor Edição e seguem para o Oscar com 10 indicações.

Benedict Cumberbartch
Benedict Cumberbartch
Benedict Cumberbartch

A trama narra, em partes, o relato contado ao diretor Mendes por seu avô paterno, Alfred Mendes. A história apresentada é de dois jovens soldados britânicos no auge da Primeira Guerra Mundial, durante a primavera de 1917. Os jovens soldados estão encarregados de entregar uma mensagem que alertará sobre uma emboscada.

O desconhecimento do público sobre o filme se dá especialmente devido o período de seu lançamento. No Estados Unidos, a estreia foi no dia 25 de dezembro, e no Reino Unido na última quinta-feira (10). Já no Brasil a obra só irá para as telonas no dia 23 de janeiro. Além disso, seus concorrentes foram lançados em datas distantes das premiações de Hollywood e/ou em plataformas de alto acesso como a Netflix.

O grande vencedor do Globo de Ouro é peculiar e vem recebendo muitos elogios da crítica, especialmente por seus aspectos mais técnicos, como a direção de fotografia e o longo plano-sequência usado nas filmagens. A tentativa dos produtores era de envolver os atores em uma ação o mais realista possível, como um confronto real. Este épico de guerra leva a experiência da batalha ao expectador durante quase toda a sua duração.

O espetáculo visual de Sam Mendes já garantiu mais do que estatuetas. Com apenas 3 semanas nos cinemas, “1917” já foi capaz de desbancar o famosíssimo “Star War: A Ascensão Skywalker” nas bilheterias norte-americanas, arrecadando US$36,5 milhões.

Resta agora aguardar se durante a premiação do Oscar o filme irá realmente pular de azarão para favorito do público, como parece já estar ocorrendo pelos cinemas nos últimos dias.

Confira o trailer de “1917”:

Participe
2
1
0