Filme "1917" é Destaque da Temporada de Premiações 2020

"1917" foi eleito Melhor Filme de Drama do Globo de Ouro
"1917" foi eleito Melhor Filme de Drama do Globo de Ouro
PorBruna Pinheiro13/01/2020 12h44

Provavelmente você só ouviu falar sobre o filme “1917” com a atual temporada de premiações da televisão e do cinema. O filme é considerado o azarão das premiações de 2020 por desconhecimento do público sobre seu enredo, atores, direção, entre outros. “1917” é um filme britânico de guerra, dirigido e produzido por Sam Mendes e co-escrito por Krysty Wilson-Cairns.

Com um elenco predominantemente jovem, traz os atores George George MacKay, Dean-Charles Chapman, Mark Strong, Andrew Scott, Richard Madden, Claire Duburc, Colin Firth e o aclamado Benedict Cumberbatch. A obra já levou os prêmios de Melhor Filme Dramático (Golden Globes), Melhor Diretor (Critics’ Choice e Golden Globes), Melhor Fotografia, Melhor Edição e seguem para o Oscar com 10 indicações.

Benedict Cumberbartch
Benedict Cumberbartch
Benedict Cumberbartch

A trama narra, em partes, o relato contado ao diretor Mendes por seu avô paterno, Alfred Mendes. A história apresentada é de dois jovens soldados britânicos no auge da Primeira Guerra Mundial, durante a primavera de 1917. Os jovens soldados estão encarregados de entregar uma mensagem que alertará sobre uma emboscada.

O desconhecimento do público sobre o filme se dá especialmente devido o período de seu lançamento. No Estados Unidos, a estreia foi no dia 25 de dezembro, e no Reino Unido na última quinta-feira (10). Já no Brasil a obra só irá para as telonas no dia 23 de janeiro. Além disso, seus concorrentes foram lançados em datas distantes das premiações de Hollywood e/ou em plataformas de alto acesso como a Netflix.

O grande vencedor do Globo de Ouro é peculiar e vem recebendo muitos elogios da crítica, especialmente por seus aspectos mais técnicos, como a direção de fotografia e o longo plano-sequência usado nas filmagens. A tentativa dos produtores era de envolver os atores em uma ação o mais realista possível, como um confronto real. Este épico de guerra leva a experiência da batalha ao expectador durante quase toda a sua duração.

O espetáculo visual de Sam Mendes já garantiu mais do que estatuetas. Com apenas 3 semanas nos cinemas, “1917” já foi capaz de desbancar o famosíssimo “Star War: A Ascensão Skywalker” nas bilheterias norte-americanas, arrecadando US$36,5 milhões.

Resta agora aguardar se durante a premiação do Oscar o filme irá realmente pular de azarão para favorito do público, como parece já estar ocorrendo pelos cinemas nos últimos dias.

Confira o trailer de “1917”:

Comentários

Sobre o autorBruna Pinheiro
Internacionalista. Escrevo hoje sobre política, economia, filmes e séries. Adoro viajar e comer (não necessariamente nessa ordem). Segue lá @bpinheiro1