Os moradores de SP analisados da vez: os 'santa ceciliers'

Depois dos 'Faria Limers' agora foi a vez dos 'Santa Ceciliers' serem analisados pelos jornais de SP
Depois dos 'Faria Limers' agora foi a vez dos 'Santa Ceciliers' serem analisados pelos jornais de SP
Bruna Pinheiro
Por Bruna Pinheiro

As revistas em São Paulo não param de analisar os bairros mais famosos da cidade, e com isso, criar memes. Nos últimos dias, foi publicado um novo “estudo” de mais um bairro da cidade, dessa vez, o de Santa Cecília e seus moradores. 

De onde vem? De que se alimentam? Como vivem e se vestem? Essas foram as perguntas feitas para entender o que é ser um “cecilier”, compreendendo este mundinho peculiar na região central de São Paulo na divisa entre os bairros Vila Buarque, Pacaembu e Higienópolis.

Samambaias, animais de estimação, apartamentos com chão de taco, decoração vintage e um estilo de vida hipster marcam o jeitão Santa Ceciliers de ser. Dentre os moradores do bairro, estão jovens jovens trabalhadores anônimos e celebridades reconhecidas como Rita Cadilac. 

As duas reportagens realizadas pela Veja e pelo Universa da Uol, mostram diferentes personagens mas com muito em comum, compartilhando jeito de ser e viver no bairro, marcando bem e alfinetando os personagem “daquela outra reportagem”, ou seja, sobre os “faria limers”. A marca good vibes dos moradores, com alta incidência de homens e mulheres LGBTQI+, feministas e pautas mais esquerdistas, combina com a militância contra Jair Bolsonaro muito presente na região.

Kit Santa Cecilier: samambaia, decoração retrô, roupas de brechó e veganismo
Kit Santa Cecilier: samambaia, decoração retrô, roupas de brechó e veganismo
Kit Santa Cecilier: samabaia, decoração retrô, roupas de brechó e veganismo

A palavra do dia, após as matérias, é gentrificação. O grupo do bairro no Facebook “Cecílias e Buarques” trocam mensagens sobre doações e a gentrificação, ou seja, a alta valorização do bairro e o encarecimento dos aluguéis, produtos e serviços. Os points ganharam vez também, com bares e restaurantes adorados, o Minhocão, o Cabaret da Cecília, e muitos outros lugares que se destacaram como a cara de Santa Cecília.

E aí, já comprou sua samambaia e seu LP do Belchior? 🌿

Sobre o autor

Bruna Pinheiro
Bruna PinheiroInternacionalista. Escrevo hoje sobre política, economia, filmes e séries. Adoro viajar e comer (não necessariamente nessa ordem). Segue lá @bpinheiro1
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: