Em vídeo, policiais agridem jovens em escola na zona oeste de São Paulo


Na noite desta terça-feira (18) foram publicados vídeos, principalmente nas redes sociais, onde uma equipe de cinco policiais militares é registrada durante uma operação dentro de uma escola estadual na zona oeste de São Paulo, agredindo alguns jovens.
Além da agressão física, que conteve tapas, socos no rosto, rasteiras e um mata-leão, técnica de estrangulamento usada para imobilização, um dos agentes saca ainda um revólver e aponta diretamente para os estudantes, em meio a gritos dos mesmos para que as agressões cessassem.
O caso ocorreu na Escola Professor Emygdio de Barros, no Rio Pequeno. Em outro registo, já mais a frente, os policiais aparecem levando os estudantes - que foram encaminhados à 91ª Delegacia de Polícia, na Vila Leopoldina - do local, seguidos por vaias do restante dos alunos.
Procurada pela imprensa para esclarecimento do caso, a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo informou que "todas as circunstâncias relativas ao fato serão apuradas", afirmando também que ambas as partes serão ouvidas. Ainda sobre o caso, afirmou que as imagens serão analisadas para a identificação dos envolvidos e "adoção das medidas cabíveis"
Já a Secretaria de Educação afirma em nota que também está apurando o caso e destacou que contribui com a Polícia Militar para esclarecimento do ocorrido.
Afastamento
Sobre a conduta dos oficiais o ouvidor da Polícia, Elizeu Soares Lopes, afirmou que recomendou ao coronel Marcelino Fernandes, corregedor da PM, e ao Estado, que fosse feito o afastamento de todos os policiais envolvidos no caso, medida que considera prudente ser tomada ao menos, até o fim das investigações.
"Telefonei hoje, por volta das 6h, para ele. Solicitei a apuração rigorosa da conduta dos policiais e recomendei que o mesmo afastasse até o término das investigações os policiais envolvidos no episódio. Claro, sempre dando a oportunidade da defesa dos agentes", comentou.
A Secretaria de Segurança Pública confirmou a informação: "Assim que tomou conhecimento o comandante da área determinou a imediata instauração de inquérito policial militar para a rigorosa apuração dos fatos. O comandante também afastará os envolvidos da atividade operacional até o término das investigações".
Confira os vídeos abaixo:
Mais violência da PM na Escola pic.twitter.com/eQNvAUdsW8
— Ariel Castro Alves (@DeCastroAlves) February 19, 2020
☠️ POLÍCIA DO #DORIA: TREINADA PARA ESPANCAR O POVO ☠️ Adolescente é covardemente espancado por policiais na escola. Após ser imobilizado, ele recebe chutes da polícia treinada p/ cumprir a promessa do governador: “atirar para matar”.#joãodoriajr #pm #pmsp #violênciapolicial pic.twitter.com/ZDkc8sterj
— Alencar (@AlencarBraga13) February 19, 2020
