Festival "SXSW 2020" é cancelado devido ao coronavírus

O prefeito de Austin emitiu uma ordem formal cancelando a conferência popular de música, cinema e tecnologia
O prefeito de Austin emitiu uma ordem formal cancelando a conferência popular de música, cinema e tecnologia
Carol Souza
Por Carol Souza

O prefeito de Austin, Steve Adler, declarou um "estado de desastre" em todo o condado na tarde de sexta-feira (6) e emitiu uma ordem formal cancelando o festival de música popular, cinema e tecnologia. Em uma declaração subseqüente, os organizadores do SXSW disseram que "seguirão fielmente as instruções da cidade".

Ainda na quarta-feira (4), as autoridades da cidade expressaram confiança de que o "SXSW" poderia seguir conforme planejado. "No momento, não há evidências de que o fechamento do sul pelo sudoeste ou outras atividades tornem a comunidade mais segura", disse Mark Escott, da Austin Public Health.

No entanto, falando menos de 48 horas depois, Escott disse agora que há novas "evidências de que [SXSW] pode acelerar a disseminação e fazer com que isso aconteça mais cedo. Após cuidadosa deliberação, não havia caminho aceitável adiante que mitigasse o risco suficiente para proteger nossa comunidade".

"Estamos arrasados ​​por compartilhar esta notícia com vocês. 'O show deve continuar' está em nosso DNA, e é a primeira vez em 34 anos que o evento de março não ocorrerá ", disseram os organizadores do SXSW em comunicado. "Agora estamos trabalhando nas ramificações dessa situação sem precedentes".

Mesmo antes do cancelamento, o SXSW estava em apuros. Durante a semana, à medida que mais testes positivos de coronavírus foram detectados nos EUA, as principais empresas de mídia começaram a se retirar do evento. Facebook, TikTok e Twitter cancelaram sua participação na parte tecnológica do festival, enquanto Apple, Netflix e WarnerMedia descartaram estreias de filmes e sessões de perguntas e respostas. Vários músicos de destaque, incluindo Beastie Boys, Trent Reznor e Ozzy Osbourne, também cancelaram suas aparições programadas.

Obviamente, o cancelamento repentino terá grandes implicações para os milhares de aspirantes a músicos e criativos que já haviam reservado suas viagens ao SXSW e não têm os mesmos recursos financeiros para absorver esses custos irrecuperáveis. Resta ver se os reembolsos serão oferecidos pelo festival.

“Estamos explorando opções para restaurar o evento e estamos trabalhando para fornecer uma experiência online SXSW virtual o mais rápido possível para os participantes da edição de 2020. Para nossos registrantes, clientes e participantes, entraremos em contato o mais breve possível e publicaremos uma FAQ ", acrescentaram os organizadores do festival.

E continuaram, "Entendemos a gravidade da situação para todos os criativos que usam o SXSW para acelerar suas carreiras; para os negócios globais; e para Austin e as centenas de pequenas empresas locais, teatros, vendedores, empresas de produção, funcionários da indústria de serviços e outros parceiros que dependem tanto do aumento de negócios que o SXSW atrai".

O SXSW é o segundo maior evento de música americana a ser cancelado devido a preocupações com o coronavírus. Na sexta-feira, os organizadores do "Ultra Music Festival" de Miami confirmaram planos para adiar o evento até 2021. Enquanto isso, o lançamento do novo filme de James Bond, "No Time to Die", foi adiado até novembro, assim como Green Day, BTS e Slipknot e outros, cancelaram suas turnês asiáticas.

Sobre o autor

Carol Souza
Carol SouzaAmante do cinema, dos livros e apaixonadíssima pelo bom e velho rock n'roll. Amo escrever e escrevo sobre o que amo. Ativista da causa feminista e bebedora de café profissional. Instagram: @barbooosa.carol
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: