Pearl Jam adia turnê norte-americana por preocupações com coronavírus

'Os níveis de risco para nosso público e suas comunidades são simplesmente altos demais para o nosso nível de conforto', disse a banda em comunicado nas redes sociais
'Os níveis de risco para nosso público e suas comunidades são simplesmente altos demais para o nosso nível de conforto', disse a banda em comunicado nas redes sociais
Carol Souza
Por Carol Souza

O Pearl Jam anunciou na noite desta última segunda (9) o adiamento da etapa de primavera de sua próxima turnê na América do Norte devido ao surto de coronavírus.

A veterana do grunge fez o anúncio nas redes sociais em um longo comunicado, apontando as preocupações sobre o COVID-19 como o motivo para adiar o itinerário nos Estados Unidos.

"Portanto, somos informados de que fazer parte de grandes reuniões está no topo da lista de coisas a serem evitadas, pois a crise global da saúde está começando a afetar todas as nossas vidas", escreveu o grupo. "Infelizmente, a comunhão em grandes grupos é uma grande parte do que fazemos como banda e turnê... Temos e sempre manteremos a segurança e o bem-estar de nossos apoiadores como prioridade máxima".

O Pearl Jam continuou, dizendo: "É com profunda frustração e arrependimento que somos forçados a fazer o mais infeliz dos anúncios… Essa primeira etapa agendada da nossa turnê PJ / Gigaton precisará ser adiada e os shows remarcados para uma data posterior"

Em outras partes do comunicado, o Pearl Jam diz que sofreu um golpe no manejo do governo Trump - ou talvez no manuseio inadequado - da epidemia até agora. "Certamente não ajudou que não houvesse mensagens claras do nosso governo sobre a segurança das pessoas e nossa capacidade de ir trabalhar", observou a banda. "Não havendo exemplos da capacidade do nosso departamento nacional de saúde de avançar com isso, não temos motivos para acreditar que ele estará sob controle nas próximas semanas".

A etapa da primavera da turnê "Gigaton" do Pearl Jam - uma das mais esperadas para 2020 - deveria ter início em 18 de março e iria até 19 de abril. As datas agendadas do Pearl Jam na Europa, que começam no final de junho, ainda não parecem ter sido afetadas.

Além disso, hoje o Pearl Jam confirmou duas participações no festival de outono nos EUA, inclusive no próprio "Ohana Festival", de Eddie Vedder. O novo álbum do Pearl Jam, "Gigaton", chega oficialmente às prateleiras em 27 de março. Dois dias antes, a banda transmite o LP na íntegra durante festas exclusivas nos cinemas de todo o mundo.

Vale lembrar que o adiamento da banda é apenas um dos muitos eventos ao vivo a serem cancelados devido ao susto do coronavírus. Bandas como BTS, Green Day, New Order, Bob Dylan, Slipknot, Madonna e mais já anunciaram cancelamentos. Festivais como Ultra Music Festival e SXSW 2020 também adiaram suas datas.

A informação é de que até esta segunda-feira, pelo menos 26 americanos morreram por causa do vírus, enquanto todo o país da Itália - onde mais de 9.000 pessoas testaram positivo - foi fechado. 

Sobre o autor

Carol Souza
Carol SouzaAmante do cinema, dos livros e apaixonadíssima pelo bom e velho rock n'roll. Amo escrever e escrevo sobre o que amo. Ativista da causa feminista e bebedora de café profissional. Instagram: @barbooosa.carol
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: