Alan Merrill, vocalista do Arrows e compositor de "I Love Rock Roll n Roll" morre de coronavírus aos 69 anos

A cantora Joan Jett informou: 'Com profunda gratidão e tristeza, desejando-lhe uma viagem segura para o outro lado'
A cantora Joan Jett informou: 'Com profunda gratidão e tristeza, desejando-lhe uma viagem segura para o outro lado'
Carol Souza
Por Carol Souza

Alan Merrill, que escreveu e tocou pela primeira vez uma das músicas mais icônicas do rock, morreu aos 69 anos em Nova York pelo vírus COVID-19 na manhã do domingo (29). O cantor/guitarrista foi o vocalista da banda dos anos 70, The Arrows, que originalmente gravou "I Love Rock'n Roll" antes de Joan Jett e The Blackhearts fazerem seu famoso cover da música.

A morte de Merill foi relatada por sua filha Laura no domingo de manhã, que escreveu no Facebook: "O coronavírus levou meu pai esta manhã. Me deram dois minutos para me despedir antes de me apressar. Ele parecia pacífico e, enquanto eu saía, ainda havia um vislumbre de esperança de que ele não fosse um marcador no lado direito da tela da CNN / Fox News".

Ela acrescentou: "Quando entrei nas portas do meu apartamento, recebi a notícia de que ele havia partido. Como isso poderia ser? Eu estava no show dele algumas semanas atrás. Eu tinha acabado de fotografar o retrato dele para o seu novo álbum. Mandei uma mensagem para ele mais cedo".

O músico veterano seguia com suas apresentações antes de adoecer, realizando shows há algumas semanas em Nova York com sua banda, a The Alan Merrill Extravaganza.

Merrill nasceu Alan Sachs, no Bronx, e viveu no Japão quando adolescente, onde formou a banda The Lead, em Tóquio, e posteriormente se apresentando solo. Ele se tornaria uma estrela pop no Japão, gravando dois álbuns, "Merrill 1" e "Alone in Toquio".

Em 1974, Merrill se mudou para Londres, onde formou a The Arrows, que fez hits como "Touch Too Much" e "My Last Night With You", e até teve sua própria série semanal na Inglaterra antes de terminar em 1977.

Foi o single de 1975 do The Arrows, "I Love Rock 'n Roll", que continua sendo a maior reivindicação da banda à fama. Merrill disse uma vez a Songfacts que ele escreveu a faixa como uma "resposta instintiva" à faixa dos The Rolling Stones, "It’s Only Rock n’ Roll (But I Like It)". Apesar de não ter conseguido alcançar as paradas no Reino Unido no The Arrows, a faixa tornou-se a música de assinatura para Joan Jett & the Blackhearts.

Jett viu The Arrows pela primeira vez tocando "I Love Rock'n Roll" em seu programa de TV em 1976, quando estava em turnê pela Inglaterra com o The Runaways. Seu cover de 1982 se tornou o hit número 1 nos Estados Unidos e continua sendo uma das músicas mais reconhecidas do rock.

Ao ouvir a morte de Merrill, Jett escreveu o seguinte via Twitter:

"Acabei de saber das horríveis notícias de que Alan Merrill faleceu. Meus pensamentos e amor vão para sua família, amigos e comunidade musical como um todo. Ainda me lembro de assistir The Arrows na TV em Londres e ser surpreendida pela música que gritou e me atingiu. Com profunda gratidão e tristeza, desejando-lhe uma viagem segura para o outro lado".

Atualmente, a cidade de Nova York é o epicentro da pandemia de coronavírus nos Estados Unidos. Na manhã de domingo, havia registros de mais de 33.000 pessoas na cidade infectadas, com quase 700 mortes.

Cuidados com Covid-19:

Se apresentar sintomas ou tiver contato com alguém com a doença, faça quarentena e evite superlotar hospitais. Sua contribuição é necessária!

Orientações em caso de suspeita
Orientações em caso de suspeita
Orientações em caso de suspeita

Sobre o autor

Carol Souza
Carol SouzaAmante do cinema, dos livros e apaixonadíssima pelo bom e velho rock n'roll. Amo escrever e escrevo sobre o que amo. Ativista da causa feminista e bebedora de café profissional. Instagram: @barbooosa.carol
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: