ONU declara que Coronavírus é o "maior desafio desde a Segunda Guerra"

'Trata-se da combinação de uma doença que é uma ameaça para todos no mundo e, sem segundo lugar, porque tem um impacto econômico que trará uma recessão sem precedentes no passado recente', disse Guterres
'Trata-se da combinação de uma doença que é uma ameaça para todos no mundo e, sem segundo lugar, porque tem um impacto econômico que trará uma recessão sem precedentes no passado recente', disse Guterres
Bruna Pinheiro
Por Bruna Pinheiro

A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou ontem (31) que a pandemia é “o maior desafio desde a Segunda Guerra” para o mundo, pois poderá levar a uma recessão inédita nos últimos 75 anos, desde o fim da guerra. O responsável pelo comunicado foi o atual Secretário-Geral, o português Antonio Guterres.

De acordo com o Guterres, o novo coronavírus está causando um impacto econômico "sem precedentes" colocando em risco a paz mundial. O comunicado foi feito durante o lançamento de iniciativas dos principais organismos internacionais para combater os efeitos da pandemia. Este tipo de ação coordenada entre os organismos é algo inédito desde suas formações.

Os dados divulgados são preocupantes, já que algumas projeções indicam que mundialmente teremos cerca de 1 milhão de casos confirmados até o fim desta semana. A instabilidade já existente, como graves conflitos e problemas econômicos, pode se agravar ainda mais na percepção de Guterres, chamando a responsabilidade de coordenação entre as nações para a ONU a fim de que a estabilidade econômica, social e política se mantenham.

Os impactos socioeconômicos do novo coronavírus estão sendo estudados pela entidade, levando em consideração principalmente o alto índice de pobreza que esta crise pode gerar. De acordo com o Banco Mundial, 11 milhões de pessoas poderão estar classificadas abaixo da linha da miséria somente na Ásia.

A Secretaria-Geral das Nações Unidas preparou o relatório “Responsabilidade compartilhada, solidariedade global: a resposta socioeconômica aos impactos da Covid-19”, requisitando uma resposta multilateral, coordenada e ampla de pelo menos 10% do Produto Interno Bruto (PIB) global.

Ao mesmo tempo, o Secretário lamentou que vários países não estão seguindo as diretrizes recomendadas pela OMS para o combate ao COVID-19. Em sua fala sobre as soluções encontradas pelo Conselho de Segurança e G20, Guterres disse: "Estamos longe de ter um pacote global para ajudar o mundo em desenvolvimento a criar condições tanto para suprimir a doença como para enfrentar as consequências dramáticas em suas populações, nas pessoas que perderam seus empregos, nas pequenas empresas que estão operando e correm o risco de desaparecer, naquelas que vivem com a economia informal que agora não têm nenhuma chance de sobreviver”. Vale lembrar que, recentemente, o presidente Jair Bolsonaro distorceu a fala do Diretor da Organização Mundial da Saúde sobre o isolamento social, chamando a sociedade à voltar para as ruas.

Cuidados com Covid-19:

Se apresentar sintomas ou tiver contato com alguém com a doença, faça quarentena e evite superlotar hospitais. Sua contribuição é necessária!

Orientações em caso de suspeita
Orientações em caso de suspeita
Orientações em caso de suspeita

Sobre o autor

Bruna Pinheiro
Bruna PinheiroInternacionalista. Escrevo hoje sobre política, economia, filmes e séries. Adoro viajar e comer (não necessariamente nessa ordem). Segue lá @bpinheiro1
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: