Moraes Moreira, de Novos Baianos, falece aos 72 anos

Cantor faleceu nesta segunda-feira (13), no Rio de Janeiro. A causa da morte ainda não foi divulgada.
Cantor faleceu nesta segunda-feira (13), no Rio de Janeiro. A causa da morte ainda não foi divulgada.
Carol Souza
Por Carol Souza

Faleceu na manhã desta segunda-feira (13), no Rio de Janeiro, o cantor baiano Moraes Moreira, ex-integrante do conjunto Novos Baianos e um dos maiores nomes da música brasileira. 

A informação foi confirmada pelo também cantor e compositor Paulinho Boca de Cantor. Conforme Paulinho, que compartilhou a notícia muito emocionado, Moreira teria falecido durante o sono em sua casa, na Gávea, e apesar da informação da morte, sua causa ainda não foi revelada.

Informações sobre velório e sepultamento devem ser divulgadas em breve. De acordo com o portal Revista Fórum, nem mesmo a família sabe dizer a causa do falecimento.

"Ele estava bem, ninguém sabe as causas", informou um familiar do cantor. Autor de sucessos incontestáveis como "Sintonia" e "Pombo Correio", Moreira deixa um legado importantíssimo na música, além de sua atuação fundamental no Carnaval de Salvador, considerado o primeiro cantor de trio-elétrico.

Nascido em 8 de julho de 1947, Antônio Carlos Moraes Pires é natural de Ituaçu, na Bahia, e ganhou maior notoriedade na música brasileira sendo um dos fundadores do grupo Novos Baianos, contando originalmente com Baby Consuelo, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor e Luiz Galvão.

O artista iniciou sua carreira tocando sanfona de doze baixos em festas de São João em Ituaçu. Na adolescência aprendeu a tocar violão, enquanto fazia curso de ciências em Caculé, Bahia. Mudando-se posteriormente para Salvador, e conhecendo lá, Tom Zé.

Entre 1969 e 1975 Moreira esteve com os Novos Baianos e após este período, se lançou em carreira solo.

Ao todo, são mais de 40 discos gravados, entre Novos Baianos, Trio Elétrico Dodô e Osmar e ainda dois discos em parceria com o guitarrista Pepeu Gomes.

Sobre o autor

Carol Souza
Carol SouzaAmante do cinema, dos livros e apaixonadíssima pelo bom e velho rock n'roll. Amo escrever e escrevo sobre o que amo. Ativista da causa feminista e bebedora de café profissional. Instagram: @barbooosa.carol
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: