Grammy renomeia categorias "urbanas" e altera qualificação para indicados como "Best New Artist"

A Recording Academy também exigirá que os membros votantes preencham um formulário de divulgação de 'conflito de interesses'.
A Recording Academy também exigirá que os membros votantes preencham um formulário de divulgação de 'conflito de interesses'.
Carol Souza
Por Carol Souza

Nesta última semana a Recording Academy anunciou várias novas mudanças na premiação do Grammy Awards antes da cerimônia do próximo ano.

Seguindo o exemplo da Republic Records, o Grammy deixará de usar a palavra "urbano" para descrever certas categorias de prêmios tais como "Melhor Álbum Urbano Contemporâneo", que segundo renomeação passa a ser chamada "Melhor Álbum Progressivo de R&B" e "Melhor Álbum de Rock Latino, Urbano ou Alternativo", que agora será conhecida simplesmente como "Melhor Álbum de Rock Latino ou Alternativo".

Apesar da mudança, a Academia, no entanto, ainda pretende usar "urbano" na descrição de uma categoria específica: "Melhor Álbum Pop ou Urbano Latino".A modificação também afeta a categoria de "Melhor Performance de Rap / Sung", que passará a ser chamada de "Melhor Performance de Rap Melódico". 

Estão sendo redefinidos também os requisitos de elegibilidade para a categoria de "Melhor Artista Novo". Em relação a este último, não há mais um número máximo especificado de lançamentos que proíbem a entrada de artistas na categoria "Melhor Artista Novo". Em vez disso, o comitê de votação será responsável por determinar a elegibilidade de cada artista.

Por fim, os participantes do Comitê de Revisão de Nomeações deverão preencher um formulário de "divulgação de conflitos de interesse" antes da votação. A mudança é aparentemente uma resposta às recentes alegações apresentadas pela ex-CEO da Recording Academy Deborah Dugan. Após sua queda no início deste ano, Dugan acusou a Academia de corrupção desenfreada nos eleitores, o que levou a um número desproporcional de artistas brancos e masculinos recebendo prêmios.

Falando sobre as mudanças em uma entrevista à Variety, o presidente interino e CEO da The Recording Academy, Harvey Mason Jr., disse que eles fazem parte de um esforço maior para promover uma "Academia de Gravação completamente nova, muito transparente e transformada. É tudo parte do que espero que seja um e um novo capítulo em nossa história. Estamos ouvindo e aprendendo com nossos parceiros, constituintes e partes interessadas; estamos tentando garantir que possamos girar, mudar e se adaptar; e queremos ser realmente inclusivos".

Com relação à decisão da Academia de abandonar o uso da palavra "urbano", Mason acrescentou: "Entendemos que no clima atual, o sentimento pode estar mudando. Continuamos a acompanhar a conversa e estamos comprometidos em fazer os ajustes necessários". No ano passado, Tyler, the Creator disse que o uso do termo "urbano" pela Academia era "apenas uma maneira politicamente correta de dizer a palavra 'n'".

A cerimônia do Grammy de 2021 está programada para 31 de janeiro de 2021.

Sobre o autor

Carol Souza
Carol SouzaAmante do cinema, dos livros e apaixonadíssima pelo bom e velho rock n'roll. Amo escrever e escrevo sobre o que amo. Ativista da causa feminista e bebedora de café profissional. Instagram: @barbooosa.carol
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: