Live-action ‘A Pequena Sereia’: Halle Bailey comenta as críticas negativas sobre seu papel como Ariel

Desde que aceitou o papel, a atriz passou a receber sérios ataques, principalmente de cunho racista.
Desde que aceitou o papel, a atriz passou a receber sérios ataques, principalmente de cunho racista.
Kelly Lima
Por Kelly Lima

Há algum tempo, a Disney confirmou a produção do live-action ‘A Pequena Sereia’. A notícia deixou os fãs entusiasmados, afinal, o longa lançado em 1989 é um dos mais famosos e queridos dos estúdios. Contudo, a escalação de Halle Bailey para o papel principal acabou causando muita polêmica. Muitos questionaram o motivo de uma negra ser escalada para dar vida a Ariel, ocorreram protestos nas redes sociais, mas a jovem foi mantida no papel. Recentemente, ela voltou a comentar o assunto em uma entrevista concedida a Teen Vogue

Falar sobre representatividade nunca foi tão importante quanto nos dias de hoje. Em meio a um vendaval de manifestações contra o racismo, que estão ocorrendo nos EUA e no mundo, discutir as importância de representar um determinado grupo social, se tornou tarefa fundamental para aqueles que lutam por justiça e igualdade. Ainda vivemos em uma sociedade extremamente preconceituosa, que ainda vê com desconfiança causas como a da comunidade negra. 

No mundo da arte não é diferente, principalmente na área cinematográfica, que ainda apresenta uma grande deficiência quanto a presença de atores negros em papéis de destaque. A escolha dos Estúdios Disney em trazer Halle como protagonista do live-action da sereia mais amada do planeta quebra esse paradigma, uma grande vitória para a inclusão. Durante um ensaio feito especialmente para a Teen Vogue, ao lado da irmã, ela comentou as críticas que recebeu por aceitar o papel. “Nós sempre aprendemos a apenas continuar com nossas cabeças levantadas, não importa a circunstância. Não importa o que qualquer pessoa tenha a dizer a seu respeito, continue seguindo em frente”, disse.

Bailey já havia comentado sobre o assunto em outro momento. Em 2019, quando anunciada sua escalação para o longa-metragem, a atriz comentou as polêmicas envolvendo a reformulação da personagem, que na animação é branca. “Eu não presto atenção na negatividade. Eu apenas sinto que esse papel é algo maior que eu. Vai ser lindo”, afirmou na época.

Além de Halle Bailey, Daveed Diggs, Melissa McCarthy, Jacob Tremblay, Javier Bardem e Jonah Hauer-King estão no elenco principal do filme. As produções estão paradas por conta da pandemia de Covid-19.

Sobre o autor

Kelly Lima
Kelly LimaWeb designer por curiosidade, Desenhista por amor, Gestora de RH por teimosia, acadêmica de Geografia por sorte e redatora nas horas vagas. Twiiter: Kelly Nivelly (@KNivelly)
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: