Logo do site Diário 24 Horas
Música
Publicado:
|Atualizado:

"Penny Lane", dos Beatles, corre "perigo de ser renomeada" após levantamento de possível relação com comerciante de escravos

"Penny Lane", dos Beatles, corre "perigo de ser renomeada" após levantamento de possível relação com comerciante de escravos
O Museu Internacional da Escravidão está investigando a ligação da rua com o comerciante de escravos James Penny

À medida que o movimento "Black Lives Matter" continua a crescer em todo o mundo, cidadãos e governos estão sendo forçados a reconsiderar monumentos erguidos às heranças do racismo. Nos Estados Unidos, todos, de GWAR a Taylor Swift, estão pedindo a remoção de estátuas confederadas, com uma petição propondo que sejam substituídas por Dolly Parton.

Enquanto isso, em Liverpool, Inglaterra, o pessoal está tentando renomear a famosa Penny Lane - imortalizada na música clássica dos Beatles - devido à sua suposta conexão com o tráfico de escravos.

Parece que muitos acreditam que a estrada recebeu o nome de James Penny, um comerciante de escravos que falou contra a abolição no Parlamento. Na semana passada, quando os protestos contra a injustiça e a desigualdade racial tomaram conta do país, placas de ruas - assim como estátuas - foram desfiguradas e em Penny Lane, grafitadas com "racistas" sendo pulverizados acima de um letreiro proeminente e "Penny era comerciante de escravos", perto de outro.

Penny Lane é realmente destaque em uma exibição de nomes de ruas ligados à escravidão no "International Slavery Museum" de Liverpool. No entanto, até o museu admite que a conexão entre James Penny e a música dos Beatles pode ser pequena.

"Há algum debate sobre se Penny Lane recebeu o nome de James Penny, mas as evidências não são conclusivas", disse o museu em um comunicado no Twitter. "Estamos ativamente realizando pesquisas sobre essa questão em particular e reavaliaremos nossa exibição dos nomes das ruas de Liverpool e mudaremos, se necessário".

Se essa pesquisa concluir que Penny Lane realmente tem laços com James Penny, uma mudança diferente pode ser promulgada. "Se é uma conseqüência direta do fato de a estrada ser chamada Penny Lane por causa de James Penny, isso precisa ser investigado", disse o prefeito do metrô de Liverpool, Steve Rotherham, à Sky News (via NME). "Algo precisa acontecer e eu diria que essa placa e essa estrada podem estar em risco de serem renomeados".

Alguns moradores de Liverpool ficaram absolutamente "horrorizados" com o vandalismo e ajudaram a limpar a tinta spray nas placas das ruas. A dona do Blue Badge Tour Guides, Jackie Spencer, disse que o grafite era o resultado de "pura ignorância". "Nós pesquisamos e não tem nada a ver com escravidão. James Penny era comerciante de escravos, mas não tinha nada a ver com a área de Penny Lane".

Imagem do autor Carol Souza
Sobre o autorCarol Souza
Amante do cinema, dos livros e apaixonadíssima pelo bom e velho rock n'roll. Amo escrever e escrevo sobre o que amo. Ativista da causa feminista e bebedora de café profissional. Instagram: @barbooosa.carol
[email protected]Visite minha rede social

Últimas

As notícias mais recentes do Diário 24 Horas

"Penny Lane", dos Beatles, corre "perigo de ser renomeada" após levantamento de possível relação com comerciante de escravos