"Penny Lane", dos Beatles, corre "perigo de ser renomeada" após levantamento de possível relação com comerciante de escravos

O Museu Internacional da Escravidão está investigando a ligação da rua com o comerciante de escravos James Penny
O Museu Internacional da Escravidão está investigando a ligação da rua com o comerciante de escravos James Penny
Carol Souza
Por Carol Souza

À medida que o movimento "Black Lives Matter" continua a crescer em todo o mundo, cidadãos e governos estão sendo forçados a reconsiderar monumentos erguidos às heranças do racismo. Nos Estados Unidos, todos, de GWAR a Taylor Swift, estão pedindo a remoção de estátuas confederadas, com uma petição propondo que sejam substituídas por Dolly Parton.

Enquanto isso, em Liverpool, Inglaterra, o pessoal está tentando renomear a famosa Penny Lane - imortalizada na música clássica dos Beatles - devido à sua suposta conexão com o tráfico de escravos.

Parece que muitos acreditam que a estrada recebeu o nome de James Penny, um comerciante de escravos que falou contra a abolição no Parlamento. Na semana passada, quando os protestos contra a injustiça e a desigualdade racial tomaram conta do país, placas de ruas - assim como estátuas - foram desfiguradas e em Penny Lane, grafitadas com "racistas" sendo pulverizados acima de um letreiro proeminente e "Penny era comerciante de escravos", perto de outro.

Penny Lane é realmente destaque em uma exibição de nomes de ruas ligados à escravidão no "International Slavery Museum" de Liverpool. No entanto, até o museu admite que a conexão entre James Penny e a música dos Beatles pode ser pequena.

"Há algum debate sobre se Penny Lane recebeu o nome de James Penny, mas as evidências não são conclusivas", disse o museu em um comunicado no Twitter. "Estamos ativamente realizando pesquisas sobre essa questão em particular e reavaliaremos nossa exibição dos nomes das ruas de Liverpool e mudaremos, se necessário".

Se essa pesquisa concluir que Penny Lane realmente tem laços com James Penny, uma mudança diferente pode ser promulgada. "Se é uma conseqüência direta do fato de a estrada ser chamada Penny Lane por causa de James Penny, isso precisa ser investigado", disse o prefeito do metrô de Liverpool, Steve Rotherham, à Sky News (via NME). "Algo precisa acontecer e eu diria que essa placa e essa estrada podem estar em risco de serem renomeados".

Alguns moradores de Liverpool ficaram absolutamente "horrorizados" com o vandalismo e ajudaram a limpar a tinta spray nas placas das ruas. A dona do Blue Badge Tour Guides, Jackie Spencer, disse que o grafite era o resultado de "pura ignorância". "Nós pesquisamos e não tem nada a ver com escravidão. James Penny era comerciante de escravos, mas não tinha nada a ver com a área de Penny Lane".

Sobre o autor

Carol Souza
Carol SouzaAmante do cinema, dos livros e apaixonadíssima pelo bom e velho rock n'roll. Amo escrever e escrevo sobre o que amo. Ativista da causa feminista e bebedora de café profissional. Instagram: @barbooosa.carol
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: