"South Park" chega à HBO Max com cinco episódios que ironizam religião deixados de fora

Os cinco episódios em questão apresentam ou referenciam um personagem baseado no Profeta Maomé.
Os cinco episódios em questão apresentam ou referenciam um personagem baseado no Profeta Maomé.
Carol Souza
Por Carol Souza

Uma das séries animadas voltadas para o público adulto mais ácidas e controversas da TV, "South Park" acaba de encontrar um novo lar. A partir da última quarta-feira (24), todas as 23 temporadas da amada série animada do Comedy Central estão sendo transmitidas na HBO Max. Bem, com exceção de cinco episódios, que não farão parte do catálogo por ironizarem religiões.

Os cinco episódios em questão - "Super Melhores Amigos" da quinta temporada, "Cartoon Wars Parte I e Parte II" da décima temporada e "200" e "201" da décima quarta temporada - apresentam ou fazem referência a um personagem baseado no Profeta Maomé. A HBO Max concordou em excluir os episódios de sua plataforma quando adquiriu a série pela Verizon, segundo informações divulgadas pelo portal The Hollywood Reporter.

Os mesmos cinco episódios foram retirados da distribuição televisiva e da transmissão anterior do "South Park" no Hulu. A decisão de remover os cinco episódios deve-se a "preocupações com a segurança", já que os criadores de "South Park", Trey Parker e Matt Stone, foram anteriormente ameaçados por extremistas islâmicos devido à sua representação de Maomé.

Depois de ser exibido inicialmente sem censura no episódio "Super Melhores Amigos", ele foi censurado nos episódios subsequentes através de uma barra preta, antes de Parker e Stone encontrarem uma solução alternativa, colocando-o dentro de uma roupa de mascote de urso. No entanto, a Comedy Central decidiu que mesmo com o "disfarce", deveria retirar do catálogo todos os cinco episódios - para desgosto de Parker e Stone.

Embora esses cinco episódios permaneçam ausentes da HBO Max, outros 282 episódios de "South Park" seguem no catálogo, com muito mais a caminho. Em setembro passado, o Comedy Central anunciou a renovação do controverso programa por mais três temporadas.

Sobre o autor

Carol Souza
Carol SouzaAmante do cinema, dos livros e apaixonadíssima pelo bom e velho rock n'roll. Amo escrever e escrevo sobre o que amo. Ativista da causa feminista e bebedora de café profissional. Instagram: @barbooosa.carol
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: