Twitter exclui foto de Trump após queixa de direitos autorais do The New York Times

Presidente norte-americano enfrentou nova punição nas redes sociais
Presidente norte-americano enfrentou nova punição nas redes sociais
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

Na última quarta-feira (1º), o Twitter excluiu uma foto de Trump postada em seu perfil no dia 30 de junho, depois que o jornal The New York Times entrou com um pedido de remoção, denunciando o post do presidente norte-americano por infringir seus direitos autorais. Agora, o post de Trump exibe apenas a mensagem "Mídia não exibida: esta imagem foi removida em resposta a uma denúncia do detentor dos direitos autorais."

A foto em preto e branco mostra Trump apertando os olhos e apontando o dedo indicador direito para a câmera. A imagem é do fotógrafo Damon Winter, da equipe do jornal, e está presente na edição de outubro de 2015 da The New York Times Magazine, quando Mark Leibovich discutiu sobre as ambições políticas do empresário.

Leia também: Bolsonaro adere à rede social defendida por Trump

O tweet de Trump que violou os direitos autorais do NY Times foi retuitado mais de 100.000 vezes e recebeu mais de 333.000 curtidas. Até o fechamento desta matéria, o mesmo post do presidente com a foto da revista permanece disponível no Facebook. A foto inclui o texto: "Na verdade, eles não estão atrás de mim, estão atrás de você. Estou apenas no caminho". Veja:

Foto de Trump creditada ao NY Times ainda aparece no Facebook
Foto de Trump creditada ao NY Times ainda aparece no Facebook
Foto de Trump creditada ao NY Times ainda aparece no Facebook

Esta é a terceira vez em cerca de um mês que o Twitter remove um conteúdo twittado por Trump, graças à atual campanha iniciada pela empresa após o aumento das reclamações de violação de direitos autorais. Duas semanas atrás, o Twitter (e o Facebook) excluíram um vídeo falso compartilhado por Trump que tentava simular uma exibição na CNN após uma reivindicação de violação de direitos autorais do proprietário original do vídeo; o vídeo manipulado foi produzido pelo criador de memes pró-Trump, Carpe Donktum, que o Twitter baniu posteriormente por repetidas violações de direitos autorais. No início de junho, o Twitter também apagou um vídeo da campanha Trump 2020, que incluía imagens e vídeos não creditados dos protestos e motins após o assassinato de Floyd pela polícia de Minneapolis. 

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: