Atriz Juliana Lohmann revela ter sido vítima de estupro

Atriz divulgou um relato impactante no Instagram e recebeu mensagens de apoio e solidariedade dos fãs.
Atriz divulgou um relato impactante no Instagram e recebeu mensagens de apoio e solidariedade dos fãs.
Carol Souza
Por Carol Souza

Conhecida por seus papéis em "Malhação", "I Love Paraisópolis" e o "Outro Lado do Paraíso", nesta segunda-feira (13) a atriz Juliana Lohmann, hoje aos 30 anos, redigiu um texto longo e impactante em seu perfil no Instagram, denunciando um estupro sofrido por ela aos 18 anos, cometido por um diretor.

Sem revelar a identidade do agressor, Juliana ressaltou a dificuldade da vítima em superar o trauma e falar sobre o ocorrido, porém destacou a importância do ato de denunciar. 

Além do estupro, Juliana também revelou ter vivido uma relação abusiva tempos depois. "Falar sobre o estupro que vivi aos 18 anos e as agressões provenientes de uma relação abusiva tempos depois é resultado de um processo muito longo de elaboração. São acontecimentos que habitam meu íntimo de maneira muito profunda e constituem grande parte da mulher que me torno a cada dia. Essas memórias perduraram por tempo demais no silêncio e na dúvida que a estrutura patriarcal nos faz ter acerca das próprias marcas que nos infringem".

E o texto segue, com Juliana expondo a necessidade da denúncia para "jogar luz" nas estruturas de opressão e do machismo da sociedade as quais as mulheres ainda são submetidas.

"Ajo movida pela força da certeza de que não podemos mais nos calar. Precisamos falar sobre as estruturas de opressão sob as quais as mulheres estão submetidas, sobre o machismo, sobre violência doméstica, sobre relacionamento abusivo, sobre estupro. Exponho esse relato no intuito de, além de jogar luz nessas questões, fazer com que outras mulheres, que talvez possam se identificar com tais acontecimentos, tenham mais clareza acerca das próprias experiências. Meu desejo, ao expor esse relato pessoal, é de denúncia. Não apenas da forma de operar desses homens, mas principalmente de um sistema", diz.

Ao final, a atriz diz que o período de quarentena e isolamento a fizeram reencontrar sua coragem para denunciar. "Esse isolamento me levou ao reencontro da coragem. Mas, nessa caminhada, tive pessoas que me deram a mão com muito amor".

Confira o video:

Sobre o autor

Carol Souza
Carol SouzaAmante do cinema, dos livros e apaixonadíssima pelo bom e velho rock n'roll. Amo escrever e escrevo sobre o que amo. Ativista da causa feminista e bebedora de café profissional. Instagram: @barbooosa.carol
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: