Dia da Independência ganha comemoração simples sem desfile militar


No dia sete de setembro é comemorado do Dia da Independência do Brasil, anualmente celebrado com desfiles militares e escolares em todo o país. Este ano, entretanto, devido a pandemia, as cerimônias em todo território foram diminuídas ou canceladas.
Em Brasília, que desde a redemocratização tem desfiles anuais, essa será a primeira vez em 35 anos que não teremos o clássico desfile militar. Agora, com programação iniciada às 9h desta segunda, 7, o presidente Jair Bolsonaro participará de um evento simbólico de hasteamento da bandeira, restrito ao público presente no Palácio da Alvorada, a fim de evitar aglomerações.
Apesar de ter cancelado o desfile, o Ministério da Defesa confirmou que haverá apenas a tradicional apresentação da Esquadrilha da Fumaça. Mais tarde, às 20h, o presidente fará um pronunciamento para toda rede nacional de televisão. O próprio Bolsonaro confirmou as ações.
- Em comemoração ao dia da independência, hastearemos o Pavilhão Nacional no Palácio da Alvorada às 10:00.- As 20:00 haverá um pronunciamento do Presidente em rede nacional. pic.twitter.com/wUpew8FkjN
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) September 6, 2020
As comemorações reservadas em Brasília estão sendo transmitidas pela TV Brasil, além da cobertura da imprensa. Na ocasião, a emissora está com câmeras dentro os aviões da Esquadrilha da Fumaça e também transmitindo mensagens dos ministros do governo, como o Ministro Interino da Saúde, Eduardo Pazuello, e o Ministro da Justiça, André Luiz Mendonça.
#AoVivo: Em programa especial, a TV Brasil comemora os 198 anos da Independência. Acompanhe também a participação do presidente @jairbolsonaro em cerimônia no Palácio do Alvorada e apresentação da Esquadrilha da Fumaça. #TvBrasilno7 #IndependenciaDoBrasil https://t.co/WfxT56braT
— TV BrasilGov (@tvbrasilgov) September 7, 2020
