Spotify Wrapped: Como ver sua retrospectiva de músicas em 2020

A retrospectiva anual do Spotify inclui novos recursos para os usuários
A retrospectiva anual do Spotify inclui novos recursos para os usuários
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

O Spotify lançou o Wrapped 2020, que apresenta uma retrospectiva com detalhes sobre os artistas, músicas, gêneros e podcasts mais ouvidos pelos usuários. Este ano, a empresa fez algumas alterações, incluindo um olhar mais profundo sobre os podcasts, em um claro reflexo do aumento de espectadores no ramo que ganha cada vez mais força na plataforma. 

A nova versão da retrospectiva também inclui questionários no aplicativo e uma aba "História de seu 2020" dedicada à melhor música do ano para os usuários, novos selos, listas de reprodução personalizadas, opções de personalização para compartilhamento social e outras adições.

Entre as mudanças, o Spotify lançou o recurso de retrospectiva individual apenas nos aplicativos para iOS e Android, limitando a experiência no navegador do PC a um resumo dos artistas mais ouvidos mundialmente para usuários interessados em se inscrever na plataforma. 

O recurso de questionário adicionado ao Wrapped 2020 permite que os usuários tentem adivinhar as tendências antes que elas sejam reveladas. O recurso Stories que começou a ser testado recentemente pela empresa também aparece como uma das novidades na retrospectiva, mas ainda não deve ser um dos destaques, já que a ferramenta está mais focada em influenciadores, que costumam utiliza-la para apresentar suas playlists. 

Os usuários premium terão acesso a novos emblemas, como o “Criador de gostos”, se suas playlists ganharem seguidores, ou o “Pioneiro”, entregue aos que ouvirem uma música antes de 50 mil transmissões. O terceiro emblema, “Colecionador”, será concedido àqueles que adicionaram algumas músicas às suas playlists este ano.

Junto com o Wrapped, os usuários terão acesso a três novas listas de reprodução personalizadas, "Your Top Songs", que apresenta as faixas favoritas dos usuários do ano, "Missed Hits", que recomendará músicas populares em 2020 que você não ouviu, e, para os ouvintes nos EUA, Reino Unido, Irlanda, Austrália, Nova Zelândia e Canadá, uma terceira lista de reprodução chamada "On Record", que apresentará uma experiência de mídia mista que destaca os principais artistas de 2020 dos usuários.

Para ver sua retrospectiva no Spotify, basta acessar o link "2020.byspotify.com/br" (sem aspas) no navegador do celular ou acessar o banner "Wrapped" na página inicial do aplicativo.

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: