Explosão no aeroporto de Aden deixa 26 mortos em ataque 'dirigido ao governo do Iêmen'

Além do aeroporto, também foi registrada uma explosão perto do Palácio Mashiq
Além do aeroporto, também foi registrada uma explosão perto do Palácio Mashiq
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

Pelo menos 26 pessoas morreram e mais de 60 ficaram feridas após um ataque ao aeroporto de Aden, no Iêmen. O atentado teve como alvo principal um avião que transportava o governo recém-formado.

Três fortes explosões e tiros foram ouvidos na tarde desta quarta-feira (30), quando membros do gabinete do Iêmen desembarcaram. Nuvens de fumaça subiram do edifício do terminal, com relatórios iniciais sugerindo que as explosões foram causadas por projéteis de morteiros ou mísseis.

Outra explosão foi registrada perto do Palácio Mashiq, fortemente fortificado, para onde membros do gabinete foram levados após o incidente no aeroporto. Não houve relatos imediatos de ferimentos ou mortes no segundo local da explosão.

Imagens do aeroporto compartilhadas nas redes sociais mostraram sangue, entulho e vidros quebrados espalhados perto do prédio do aeroporto e pelo menos dois corpos, um deles carbonizado, no chão. Em outra imagem, um homem foi visto tentando ajudar uma pessoa cujas roupas estavam rasgadas.

O ataque marca um começo sombrio para o novo governo de unidade do Iêmen empossado na semana passada na Arábia Saudita. A remodelação foi projetada para consertar a cisão perigosa entre o governo internacionalmente reconhecido liderado pelo presidente, Abd Rabbu Mansour Hadi, e o separatista Conselho de Transição do Sul (STC), a organização atualmente responsável por Aden.

Acredita-se que vários civis, jornalistas e funcionários do governo estejam entre os mortos, com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha confirmando que um membro da equipe havia morrido e dois permaneceram desaparecidos durante o trânsito pelo terminal. O número total de vítimas deve aumentar.

Todos os membros do gabinete, incluindo o primeiro-ministro, Maeen Abdulmalik Saeed, e o embaixador saudita, Mohammed Said al-Jaber, foram transferidos com segurança para o palácio presidencial da capital interina, informou a mídia saudita.

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: