Diário 24 Horas

Morre Alexi Laiho, vocalista da Children of Bodom, aos 41 anos

Um comunicado emitido à imprensa afirma que o músico sofria de problemas de saúde nos últimos anos
Um comunicado emitido à imprensa afirma que o músico sofria de problemas de saúde nos últimos anos
PorMarcos Henderson

Alexi Laiho, vocalista da banda de death metal finlandesa, Children of Bodom, morreu aos 41 anos. Seus companheiros de banda confirmaram a notícia através do perfil do grupo atual, Bodom After Midnight, nas redes sociais.

“É com o coração pesado e uma grande tristeza que temos que anunciar o falecimento de Alexi Laiho. Estamos absolutamente arrasados ​​e com o coração partido pela perda repentina de nosso querido amigo e membro da banda", afirmava a legenda da publicação. 

Um comunicado à imprensa constata que ele “sofreu de problemas de saúde de longo prazo nos últimos anos”. Sua esposa, Kelli Wright-Laiho, disse: “Alexi era o marido e pai mais amoroso e magnífico. Nossos corações estão eternamente despedaçados.”

Laiho, célebre na cena do metal por sua habilidade virtuosa na guitarra, nasceu em Espoo, em 1979, e começou a aprender o instrumento ainda adolescente. Ele formou o grupo Inearthed em sua adolescência, inspirado pela cena do metal sombrio e florescente da Escandinávia no início dos anos 1990, assim como o heavy metal clássico. Em 1997, a banda mudou seu nome para Children of Bodom, uma referência ao assassinato de três adolescentes no Lago Bodom, em 1960.

Eles lançaram seu álbum de estreia, "Something Wild", em 1997, e sua reputação cresceu em sucessivas gravações, com o quarto álbum "Hate Crew Deathroll" (2003) se tornando o primeiro de seis líderes finlandeses nas paradas. Seu sucesso então se tornou global, com "Blooddrunk", em 2008, alcançando o 22º lugar nos Estados Unidos e o Top 50 do Reino Unido, uma rara conquista para um lançamento de death metal. Eles lançaram 10 álbuns de estúdio e dois LPs ao vivo.

O grupo se separou em 2019, fazendo um show final em Helsinque em dezembro daquele ano, com o Bodom After Midnight se formando em seguida. Laiho também foi membro das bandas Sinergy e Kylähullut e formou o supergrupo finlandês The Local Band, em 2013. 

+Rock

Sobre o autorMarcos Henderson
Publicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson