Netflix testa recurso que proíbe compartilhamento de senha

O novo recurso segue as diretrizes da plataforma que limitam a utilização do serviço a pessoas que moram na mesma casa
O novo recurso segue as diretrizes da plataforma que limitam a utilização do serviço a pessoas que moram na mesma casa
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

A Netflix iniciou a fase de testes de um novo recurso que tenta impedir o compartilhamento de senha de uma determinada conta. O recurso exibe uma tela que diz: “Se você não mora com o proprietário desta conta, você precisa de sua própria conta para continuar assistindo”.

De acordo com os termos de serviço da Netflix, a conta de um cliente para o serviço de streaming "não pode ser compartilhada com pessoas fora de sua casa". Na fase de testes do novo recurso, o prompt oferece três opções aos usuários: eles podem obter um código de verificação por e-mail ou texto para autenticar a conta ou podem clicar em um botão que diz “Verificar mais tarde”. A mensagem também permite que os usuários se inscrevam em uma nova conta.

Um representante da Netflix confirmou que a empresa iniciou um teste limitado do recurso. “Este teste foi desenvolvido para ajudar a garantir que as pessoas que usam contas da Netflix sejam autorizadas a fazê-lo”, disse o porta-voz da empresa em comunicado emitido na última quinta-feira (11). 

O teste está sendo executado em vários países e apenas em aparelhos de TV. Não está claro se os prompts são aleatórios ou se eles são acionados por atividade específica em uma determinada conta. Um dos objetivos é implantar um mecanismo de segurança para bloquear usuários não autorizados que possam ter obtido credenciais de login roubadas da Netflix.

O teste do recurso de verificação de senha foi relatado pelo GammaWire após detectar usuários nas redes sociais que receberam o aviso mencionado anteriormente. 

A prática de utilizar a conta de streaming de outra pessoa se tornou comum ao redor do mundo, de acordo com diversas pesquisas recentes. Quase 40% dos americanos dizem que usam um login e uma senha de streaming que não lhes pertencem - e cerca de um terço o faz sem a permissão do titular da conta, de acordo com uma pesquisa LendingTree com 1.500 consumidores conduzida de 11 a 16 de fevereiro.

De acordo com a pesquisa, 51% das pessoas que têm uma conta de serviço de streaming admitiram que permitem que outras pessoas a usem. Netflix é o serviço compartilhado mais popular: 72% dos entrevistados com o serviço dizem que deixam alguém usar sua conta, de acordo com o estudo.

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: