Império | Confira o resumo dos primeiros capítulos da novela

O início da trama apresenta uma história repleta de traições, segredos e riquezas materiais
O início da trama apresenta uma história repleta de traições, segredos e riquezas materiais
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

Em meio à pandemia de Covid-19, a rede Globo tem apostado em reprises para satisfazer a sede do público por teledramaturgia ininterrupta na televisão. Após o término dos capítulos inéditos de "Amor de Mãe", chegou a vez de rever a novela vencedora do Emmy Internacional, "Império", no horário nobre. Confira abaixo o resumo dos primeiros capítulos da novela. 

Segunda-feira (12/04/2021)

A história do Comendador será relembrada por ele próprio em uma ida ao Monte Roraima ao lado de Maria Clara. Em seguida, Evaldo recebe a visita de José Alfredo, que se interessa por Eliane, gerando desconfiança em Cora, que reclama com a irmã Eliane sobre a presença de seu cunhado no local. Eliane descobre que está grávida, mas Cora a convence de não fugir com José Alfredo, que é informado por Cora sobre a gravidez de Eliane. José começa a trabalhar em um garimpo a convite de Sebastião. Evaldo descobre o caso entre o irmão e sua esposa, mas Cora inventa uma mentira para convencer Evaldo de que Eliane é inocente. Bigode avisa que é o novo chefe do garimpo e ataca Sebastião. José Alfredo vê tudo, mas não consegue evitar a morte de Sebastião, que deixa sua fortuna para José. Eliane e Evaldo mantêm a relação por aparências, até que a reta final do capítulo mostra José Alfredo indo até Zurique, onde recebe uma proposta de Maria Joaquina para assumir o posto de Sebastião.

Terça-feira (13/04/2021)

Com a nova função, José Alfredo dá início a um processo esquematizado de contrabando de diamantes, até encontrar uma grande riqueza no cofre que Sebastião deixou para ele. Cora continua insistindo com Eliane para falar sobre o seu cunhado e, pouco depois, Eliane dá à luz Cristina. O segundo capítulo da novela reforça a aproximação entre Maria Marta, que descobre a perda de sua fortuna, e José Alfredo, que revela à moça que trabalha com o comércio ilegal de diamantes. Ele descobre sua gravidez e a pede em casamento. Eliane descobre que está grávida novamente, gerando uma comemoração eufórica de Evaldo, que morre em um acidente. Sozinha, Eliane começa a trabalhar como camelô, e acaba sendo vista novamente por José Alfredo. Ela fica impactada ao ver o rapaz com quem se relacionou anteriormente, sobretudo quando percebe que ele está acompanhado de sua esposa. O capítulo também mostrará o nascimento de Maria Clara, a segunda filha de José Alfredo e Maria Marta, e João Lucas, terceiro filho do casal. 

Quarta-feira (14/04/2021)

No terceiro capítulo, Maria Joaquina afirma a José Alfredo que dará suporte para ele construir seu tão sonhado império, e o protagonista esquematiza a construção de sua mansão e a inauguração de sua nova empresa ao lado de Maria Marta, abrindo espaço para o momento em que José Alfredo chega ao Monte Roraima e é atingido por um tiro da polícia. Ele é socorrido por Josué, que o tira do Monte Roraima e o leva até um médico. Eliane ganha um quiosque no camelódromo e corre para arrumar os preparativos da inauguração, que acontece pouco tempo depois. Antes da passagem do tempo que transporta a novela para uma fase de amadurecimento dos personagens, a novela mostra Cora guardando uma notícia sobre José Alfredo em um álbum com vários recortes sobre o cunhado de sua irmã. Após a passagem de tempo, José Alfredo e Maria Marta discutem durante a festa de comemoração de vinte anos da joalheria Império. Depois, Eliane ressurge em uma cena que mostra uma passagem de tempo sofrida, já que ela continua sendo repreendida, desta vez por Cristina e Elivaldo. Logo depois, ela passa mal quando Reginaldo avisa que Tuane está brigando na justiça para ver Victor. 

Quinta-feira (15/04/2021)

Mesmo após o incidente que quase tirou sua vida, José Alfredo decide retornar ao Monte Roraima, e a informação é repassada de João Lucas para José Pedro, com a adição de uma informação: Maria Clara também irá ao Monte Roraima. Vicente se decepciona quando vê Cristina e Fernando juntos, e Téo Pereira se desentende com Cláudio, exigindo que Érika descubra seus segredos. José Alfredo e Maria Isis se encontram. José Pedro atropela um homem embriagado na estrada, logo depois de uma cena em que Elivaldo aparece bebendo no quiosque. Maria Marta discute com João Lucas depois que ele vai atrás dela na igreja. Depois, José Pedro conta a verdade para sua mãe sobre o homem que acabara de atropelar na estrada, e Maria Marta inventa um álibi para o filho, que vai até a delegacia e é visto por Lorraine. João Lucas encontra o carro do irmão abandonado e acaba sendo parado por uma blitz. Ele é preso pela polícia e a informação não demora muito para chegar aos ouvidos de Maria Marta, que na parte final do capítulo chegará ao Monte Roraima. 

Sexta-feira (16/04/2021)

Assim que percebe a presença de Maria Marta no Monte Roraima, José Alfredo fica furioso, mas não pode fazer muita coisa para reverter a situação. O clima de tensão, no entanto, gera problemas ainda maiores mais para frente, já que José Alfredo revela a Maria Marta que tem uma amante. Enquanto isso, João Lucas sofre com a demora da família para liberta-lo da prisão, ao mesmo tempo em que a novela mostra Cora convencendo Eliane a ver o álbum de José Alfredo que guardava há vários anos. Sem ideias do que fazer para ajudar o irmão, José Pedro pede para Du depor a favor de João Lucas. Voltando ao Monte Roraima, Maria Marta segue José Alfredo até uma caverna e dá de cara com ele mexendo em um tesouro. Ela se esconde e aguarda José Alfredo ir embora da caverna. Elivaldo decide dormir mais uma noite no quiosque e ouve de Marcão que um casal também irá dormir em um dos quiosques de sua mãe. O problema é que, pouco tempo depois, o quiosque de Eliane começa a pegar fogo. Cristina se desespera ao descobrir que o seu quiosque está pegando fogo e vai até a delegacia, onde Elivaldo está preso. 

Sábado (17/04/2021)

Após mostrar o álbum de José Alfredo para Eliane, Cora dá início a uma árdua discussão, exigindo que ela diga para Cristina que José é seu pai. Sem sucesso, Cora age do jeito que pode, imitando a letra de Eliane para escrever uma carta endereçada a Cristina. Eliane, que está à beira da morte, é levada por uma ambulância pouco antes de Cora entregar a carta para Cristina. Cora, então, arruma o quarto de Eliane como se fosse seu. Enquanto isso, José Alfredo exige que o advogado dê um jeito de libertar João Lucas e vai até a delegacia, onde é observado por Du. Durante o velório de Eliane, Cora faz um escândalo forçado, mas Xana percebe que tudo não passa de fingimento, o que ganha um reforço depois que Cristina encontra a falsa carta de Eliane, escrita por Cora. 

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: