Bitcoin despenca após anúncio de Elon Musk; Entenda

A decisão de suspender o bitcoin como forma de pagamento na Tesla alterou repentinamente o valor da criptomoeda
A decisão de suspender o bitcoin como forma de pagamento na Tesla alterou repentinamente o valor da criptomoeda
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

Elon Musk anunciou na última quarta-feira (12) que a Tesla suspenderia a possibilidade de comprar os veículos da marca através de bitcoin, citando preocupações relacionadas ao uso de combustível fóssil para a mineração da criptomoeda, que despencou quase 17% após o tweet do bilionário, chegando ao índice mais baixo desde o início de março e recuperando-se ligeiramente nas negociações asiáticas. 

Musk disse que a Tesla não venderá nenhum bitcoin e pretende usá-lo para transações assim que a mineração fizer a transição para uma energia mais sustentável. “Também estamos analisando outras criptomoedas que usam <1% da energia / transação do bitcoin”, anunciou Musk, que havia dito em março que os clientes da Tesla poderiam comprar seus veículos elétricos com bitcoin. 

A moeda digital é criada quando computadores de alta potência competem com outras máquinas para resolver enigmas matemáticos complexos, um processo que consome muita energia e que atualmente depende da eletricidade gerada com combustíveis fósseis, principalmente carvão.

Pelas taxas atuais, essa “mineração” de bitcoin devora anualmente aproximadamente a mesma quantidade de energia que a Holanda produziu em 2019, de acordo com os últimos dados da Universidade de Cambridge e da Agência Internacional de Energia. 

“O impacto ambiental da mineração de bitcoins foi um dos maiores riscos para todo o mercado de criptografia”, disse Edward Moya, analista de mercado sênior da empresa de comércio de moedas, OANDA. “Nos últimos meses, todos ignoraram as notícias de que o bitcoin usa mais eletricidade do que a Argentina e a Noruega.”

A mineração de bitcoins também gerou problemas no mercado de hardware de computadores, em especial as placas de vídeo, já que os mineradores costumam montar um sistema com várias unidades de placas de vídeos ligadas em conjunto para gerar um poder de processamento suficiente para resolver os complexos problemas matemáticos que garantem a criação da criptomoeda.

Os estoques das placas sumiram das lojas, gerando um notável aumento dos preços e uma enorme dificuldade para o consumidor comum adquirir placas de vídeo. 

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: