Elon Musk planeja concorrência ao ChatGPT

Bilionário contratou engenheiro de IA para desenvolver o aplicativo.

Elon Musk deve criar plataforma concorrente ao ChatGPT. Fonte: Reprodução/YouTube
Elon Musk deve criar plataforma concorrente ao ChatGPT. Fonte: Reprodução/YouTube
Samuel Zadoque
Por Samuel Zadoque

O bilionário Elon Musk, atual dono do Twitter, está planejando criar um novo aplicativo para concorrer com o ChatGPT. A informação revelada pelo site “The Information”, foi obtida após ouvir pessoas que participaram ativamente das negociações.

Segundo as informações, Musk teria contratado Igor Babuschkin, um pesquisador que deixou a Alphabet, empresa responsável pelo Google, e trabalhava na unidade de IA DeepMind, que é uma divisão de inteligência artificial da Alphabet, e uma das responsáveis por soluções da empresa, como o aplicativo que prevê chuvas com precisão.

Babuschkin seria o responsável por gerenciar o projeto de um chatbot superior aos já existentes no mercado. O ChatGPT é o principal nome na atualidade e possui capacidade de escrever artigos, resolver problemas de matemática, entre outras funções exclusivas.

Até o momento, o projeto ainda estaria em fase inicial, sem planos concretos para um possível desenvolvimento do produto. Segundo o The Information, o especialista em IA ainda não assinou nenhum contrato com Musk e ainda estaria estudando o mercado para procurar possíveis apoiadores para esta iniciativa.

Funcionalidade deve ser apresentada nos próximos anos. Fonte: Divulgação/Twitter e Divulgação/Microsoft
Funcionalidade deve ser apresentada nos próximos anos. Fonte: Divulgação/Twitter e Divulgação/Microsoft
Funcionalidade deve ser apresentada nos próximos anos. Fonte: Divulgação/Twitter e Divulgação/Microsoft

É provável que a funcionalidade leve alguns anos até ser anunciada para algo que possa ser realmente apresentado ao mundo. Esta é uma das apostas arriscadas com as quais o bilionário vem lidando, no entanto, Musk não fica para trás quando se trata de disputas tecnológicas, o que deve fazer com que o bilionário apresente uma tecnologia ainda mais avançada do que a já presente no mercado.

O mercado de IAs vem ganhando um espaço cada vez mais forte no mercado global, as Big Techs de todo o planeta vem enxergando diversas oportunidades com a funcionalidade. O Google vem trabalhando no Bard, a Microsoft possui os direitos do ChatGPT integrados ao Bing, a Amazon vem trabalhando em sua própria plataforma e algumas gigantes chinesas como; Baidu, Alibaba e a Tencent, já estudam suas próprias funcionalidades no mercado.

Até o momento, Google e Microsoft estão travando uma batalha para ver quem consegue integrar de maneira melhor os chatbots em seus buscadores. O Bing conseguiu em certa parte realizar isso, incomodando os concorrentes. Atualmente, o problema parece se voltar para trazer às plataformas outros recursos que não sejam apenas a conversa com humanos.

Contudo, ainda existe um grande problema a ser resolvido, o grande número de erros difundidos por este tipo de ferramenta. Se o bilionário conseguir criar algo que supere estes problemas, o sucesso poderá ser acima do esperado. Caso contrário, as especulações supõem que a funcionalidade será apenas um novo “Twitter”.

Sobre o autor

Samuel Zadoque
Samuel ZadoqueProfessor, músico, amante da arte, da cultura geek e de tecnologias em geral, sempre buscando dar o meu melhor em tudo o que faço e buscando inspirações em tudo a minha volta. Acredito numa acessibilidade geral do conteúdo.
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: