Cantor paraense Ary Nemer planeja lançamento de EP com músicas autorais

O EP contará com quatro faixas que estarão disponíveis em todas as plataformas digitais ainda nesse semestre
O EP contará com quatro faixas que estarão disponíveis em todas as plataformas digitais ainda nesse semestre
Bruna Pinheiro
Por Bruna Pinheiro

O cantor e compositor paraense Ary Nemer planeja, ainda no segundo semestre, o lançamento do seu mais novo trabalho na carreira, o EPVentomar”, composto pelas músicas autorais do artista de “Breves Lembranças”, “Pra que?”, “Nossa Canção” e “Ventomar”, que dá nome ao seu mais novo trabalho com produção musical de Yossef Neto. 

“A maioria das músicas foram compostas no período da pandemia, com exceção de ‘Pra que?’, que foi composta em 2002. Com músicas que vão do carimbó, passando pelo baião e pop, busquei inserir narrativas da minha vivência em alguns municípios paraenses, como a cidade de Breves no Marajó e também Marudá, distrito de Marapanim. Além disso, trouxe alguns elementos da minha grande paixão pelo carimbó”, revela o compositor paraense em entrevista exclusiva ao Diário 24 Horas.

Ary Nemer é músico, compositor e professor. Ele trabalha desde o final dos anos 80 como contrabaixista em algumas bandas e, desde o final dos anos 90, se apresenta no formato voz e violão, além de acompanhar alguns intérpretes paraenses. 

Como contrabaixista, atuou em diversos projetos como dos cantores Luís Girard, Renato Lu e Beto Paixão; e no projeto "A cor da Pátria", do poeta Renato Gusmão. Ary também atuou por dois anos como baixista da banda de reggae Soweto.

Desde 2003, o compositor trabalha na Seduc como Professor de Arte (Música) para turmas de Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio, coordenador de projetos, e coordenador da banda percussiva da Escola Estadual Palmira Gabriel.

Em 2004, Ary foi premiado com o segundo lugar no 6° Festival dos Servidores do Pará (ServiFest), em parceria com o também músico e compositor Otácio Ruy, com a música “Marujos do Tambor”. Em 2005, ele participou novamente do festival e foi classificado para a final com a música "Swing Paraoara".

Em 2009, gravou o CD independente chamado “Parceria”, juntamente com Otácio Ruy e, desde então, tem se apresentado em eventos musicais, alguns deles beneficentes, além de bares e casas noturnas no Pará. 

Em 2021, Ary Nemer transmitiu a live “Sensa Sons e Poesia”, acompanhada de uma banda formada por Yossef Neto, Ian Nemer, Lucian Omori e Leandro Sena, além dos convidados Luís Girard, Otácio Ruy e os poetas Antonio Juraci Siqueira e Ubiraci Conceição. O vídeo da performance ao vivo, disponível no YouTube, foi gravado no Casarão Floresta Sonora e contou com a direção de Marcos Henderson. Assista abaixo:

O EP “Ventomar” tem previsão de lançamento para o final do ano e estará disponível em todas as plataformas digitais.

Sobre o autor

Bruna Pinheiro
Bruna PinheiroInternacionalista. Escrevo hoje sobre política, economia, filmes e séries. Adoro viajar e comer (não necessariamente nessa ordem). Segue lá @bpinheiro1
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: