De boneca sinistra a acusações de plágio: Conheça a série 'Round 6'

A nova série coreana da Netflix alcançou um patamar absoluto de sucesso após a estreia em 17 de setembro
A nova série coreana da Netflix alcançou um patamar absoluto de sucesso após a estreia em 17 de setembro
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

Se você está se perguntando do que se trata a série "Round 6" que todo mundo está mencionando nas redes sociais e em conversas paralelas ao seu redor, veio ao lugar certo! Após sua estreia em 17 de setembro, o novo k-drama da Netflix chegou a um patamar absoluto de sucesso e já rendeu memes com a boneca sinistra do primeiro episódio, além de acusações de plágio e mais algumas polêmicas e discussões entre os espectadores. 

A trama

A premissa da série é básica: 456 pessoas com altas dívidas são convidadas para um jogo em uma ilha remota para competir por até 4,56 bilhões de wons (cerca de R$ 200 milhões em conversão direta na atual cotação). Os desafios são baseados em brincadeiras infantis e cada episódio foca em uma modalidade de jogo. O primeiro, por exemplo, inclui a famosa boneca que está circulando nas redes sociais. 

A boneca sinistra

No primeiro jogo demonstrado na série, uma boneca robô em forma de criança gigante conduz uma versão de pique-esconde, detectando movimentos pelas câmeras e sensores espalhados pela boneca, que faz a contagem "batatinha 1, 2, 3" antes de obrigar os competidores a ficarem imóveis. Quem tiver movimentos identificados pela boneca, morre com um tiro. 

Acusação de plágio

Alguns internautas repararam que a premissa e estética de "Round 6" se assemelham muito com o filme de terror sobrenatural japonês, "As The Gods Will", de 2014. Algumas comparações de imagens mostram que pode haver uma inspiração clara na nova série da Netflix, sem contar que a obra japonesa também inclui jogos sádicos baseados em brincadeiras infantis famosas. 

O diretor de "Round 6", Hwang Dong-hyuk, comentou recentemente que o roteiro da série estava sendo desenvolvido desde 2008, e até chegou a comparar o jogo do primeiro episódio com o filme japonês. "Depois disso não há mais semelhanças". Ele ainda alegou que criou a história de "Round 6" antes de "As The Gods Will" existir, mas afirmou que não pretende reivindicar a posse da trama. 

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: