Windows 11 estreia no Brasil; Saiba como instalar e as novidades do lançamento

O novo sistema operacional da Microsoft já está disponível para os dispositivos elegíveis
O novo sistema operacional da Microsoft já está disponível para os dispositivos elegíveis
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

O Windows 11 foi lançado pela Microsoft nesta terça-feira (5), trazendo algumas novidades em relação ao Windows 10 e disponibilizando a atualização gratuita para usuários do sistema operacional antecessor. Confira abaixo as novidades do lançamento e como instalar o Windows 11. 

A Microsoft afirma que os dispositivos com Windows 10 elegíveis para atualização do Windows 11 já serão capazes de efetuar a atualização hoje, enquanto os demais receberão a atualização gradualmente. “Esperamos que todos os dispositivos Windows 10 qualificados recebam a atualização para o Windows 11 até meados de 2022”, informou a empresa. 

Como baixar e instalar o Windows 11

Se você utiliza o Windows 10 original, poderá verificar a disponibilidade da atualização para o Windows 11 na sessão "Windows Update", na área de configurações do seu sistema. A Microsoft também disponibiliza o Assistente de Instalação do Windows 11 em seu site oficial, com um passo-a-passo simples e intuitivo que permite ao usuário instalar o novo sistema operacional sem a necessidade de criar uma mídia bootável. 

Novidades do Windows 11

Entre as principais novidades do Windows 11, destaca-se uma interface de usuária atualizada, a reformulação da Microsoft Store, novos Widgets, um novo menu Iniciar, entre outros recursos, como a integração com o Microsoft Teams. 

As mudanças de visual tentam criar uma atmosfera "refinada" para o Windows 11, que também aposta em um menu Iniciar centralizado, quebrando uma longa tradição que o inseria no canto esquerdo da tela (essa opção ainda pode ser reativada pelos usuários que não se acostumarem com o novo formato).

No entanto, a Microsoft ainda tenta forçar os usuários a criarem padrões de pesquisas e de recomendações através do Bing, ou redirecionando os links da seção de Widgets para o Microsoft Edge, mesmo que outro navegador tenha sido definido como padrão no dispositivo. A integração com o Microsoft Teams também vem habilitado como padrão no Windows 11, mas pode ser desabilitado pelo usuário. 

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: