Diário 24 Horas

Endometriose: saiba o que é a doença que acometeu Anitta

Na noite da última quinta (7), Anitta revela sofrer há nove anos com dores terríveis após relações sexuais e diz que precisará ser submetida à cirurgia.

Anitta alerta sobre necessidade de buscar ajuda médica para tratar sintomas importantes.
Anitta alerta sobre necessidade de buscar ajuda médica para tratar sintomas importantes.
Amanda Furtado
PorAmanda Furtado

Artista brasileira e mundialmente conhecida, Anitta não teve medo e usou suas redes sociais para soltar o verbo sobre um assunto muito importante a fim de alertar mulheres a cuidarem cautelosamente da saúde. Após contar em entrevista que sofria de dores após relações sexuais, a cantora virou assunto de diversos artigos sobre higiene íntima e cuidados contra DST’s sem ao menor haver uma confirmação do que realmente era o problema de Larissa Macêdo, que tratava-se, na verdade, de Endrometriose.

Endometriose é uma doença inflamatória causada pela proliferação de células do endométrio (tecido que reveste o útero), que se instalam em regiões da cavidade abdominal, causando dores insuportáveis e outros sintomas que variam de organismo para organismo, como infertilidade, dores nas relações sexuais e sangramentos intestinais e/ou urinários. Segundo o Ministério da Saúde, mais de 26 mil casos foram atendidos somente no Sistema Único de Saúde (SUS) em 2021 e acomete uma a cada dez mulheres brasileiras. 

Embora seja uma enfermidade muito comum, ainda é pouco conhecida, dessa forma, não recebe a devida importância e consequentemente não é tratada de forma adequada. “Falta de higiene? Não. Falta de preservativo? Não. Falta de água? Não. Falta de pesquisar a fundo todas as variáveis que cada corpo pode responder a uma anomalia? SIM”, tuitou Anitta com o objetivo de incentivar que mulheres dêem atenção aos sinais que o corpo transmite e ainda reforçou a necessidade de ter que buscar opiniões de diferentes profissionais da saúde para receber o diagnóstico correto a fim de curar a anomalia. 

Patrícia Poeta, Adriana Esteves e Malu Mader já sofreram com a doença. Foto: Reprodução/Instagram.
Patrícia Poeta, Adriana Esteves e Malu Mader já sofreram com a doença. Foto: Reprodução/Instagram.
Patrícia Poeta, Adriana Esteves e Malu Mader já sofreram com a doença. Foto: Reprodução/Instagram.

Ao contrário do que muitos pensam, a endometriose não é uma doença sexualmente transmissível e as possíveis causas ainda são desconhecidas. Há relatos de que as dores chegam a ser semelhantes à dor de um parto normal e podem levar inclusive a desmaios devido sua intensidade. 

O tratamento deve ser feito por especialistas, que saberão indicar os melhores caminhos para a cura de quem sofre com esse mal e, vale ressaltar, que o SUS oferece o serviço de forma inteiramente gratuita. 

Pamela Anderson, Cindy Lauper, Adriana Esteves, Malu Mader, Patrícia Poeta e Ana Paula Padrão, são algumas famosas que, assim como Anitta, foram atacadas pela doença. 

ComentáriosO que você achou?
TV e Celebridades
Últimas