Endometriose: saiba o que é a doença que acometeu Anitta

Na noite da última quinta (7), Anitta revela sofrer há nove anos com dores terríveis após relações sexuais e diz que precisará ser submetida à cirurgia.

Anitta alerta sobre necessidade de buscar ajuda médica para tratar sintomas importantes.
Anitta alerta sobre necessidade de buscar ajuda médica para tratar sintomas importantes.
Amanda Furtado
Por Amanda Furtado

Artista brasileira e mundialmente conhecida, Anitta não teve medo e usou suas redes sociais para soltar o verbo sobre um assunto muito importante a fim de alertar mulheres a cuidarem cautelosamente da saúde. Após contar em entrevista que sofria de dores após relações sexuais, a cantora virou assunto de diversos artigos sobre higiene íntima e cuidados contra DST’s sem ao menor haver uma confirmação do que realmente era o problema de Larissa Macêdo, que tratava-se, na verdade, de Endrometriose.

Endometriose é uma doença inflamatória causada pela proliferação de células do endométrio (tecido que reveste o útero), que se instalam em regiões da cavidade abdominal, causando dores insuportáveis e outros sintomas que variam de organismo para organismo, como infertilidade, dores nas relações sexuais e sangramentos intestinais e/ou urinários. Segundo o Ministério da Saúde, mais de 26 mil casos foram atendidos somente no Sistema Único de Saúde (SUS) em 2021 e acomete uma a cada dez mulheres brasileiras. 

Embora seja uma enfermidade muito comum, ainda é pouco conhecida, dessa forma, não recebe a devida importância e consequentemente não é tratada de forma adequada. “Falta de higiene? Não. Falta de preservativo? Não. Falta de água? Não. Falta de pesquisar a fundo todas as variáveis que cada corpo pode responder a uma anomalia? SIM”, tuitou Anitta com o objetivo de incentivar que mulheres dêem atenção aos sinais que o corpo transmite e ainda reforçou a necessidade de ter que buscar opiniões de diferentes profissionais da saúde para receber o diagnóstico correto a fim de curar a anomalia. 

Patrícia Poeta, Adriana Esteves e Malu Mader já sofreram com a doença. Foto: Reprodução/Instagram.
Patrícia Poeta, Adriana Esteves e Malu Mader já sofreram com a doença. Foto: Reprodução/Instagram.
Patrícia Poeta, Adriana Esteves e Malu Mader já sofreram com a doença. Foto: Reprodução/Instagram.

Ao contrário do que muitos pensam, a endometriose não é uma doença sexualmente transmissível e as possíveis causas ainda são desconhecidas. Há relatos de que as dores chegam a ser semelhantes à dor de um parto normal e podem levar inclusive a desmaios devido sua intensidade. 

O tratamento deve ser feito por especialistas, que saberão indicar os melhores caminhos para a cura de quem sofre com esse mal e, vale ressaltar, que o SUS oferece o serviço de forma inteiramente gratuita. 

Pamela Anderson, Cindy Lauper, Adriana Esteves, Malu Mader, Patrícia Poeta e Ana Paula Padrão, são algumas famosas que, assim como Anitta, foram atacadas pela doença. 

Sobre o autor

Amanda Furtado
Amanda FurtadoAdministradora e produtora cultural vivendo a diversidade artística da cidade das mangueiras, sou apaixonada por música e pela cultura popular brasileira. Aqui, vou emergir no mundo do entretenimento e te deixar por dentro de tudo.
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: