Superlua dos Cervos: Saiba como observar o evento que ocorre hoje

O evento ocorre nesta quarta-feira (13) a partir das 17:30 (horário de Brasília)

Superlua ocorre entre quarta (13) e quinta (14), podendo ser observada a olho nu. Fonte: Reprodução/YouTube
Superlua ocorre entre quarta (13) e quinta (14), podendo ser observada a olho nu. Fonte: Reprodução/YouTube
Samuel Zadoque
Por Samuel Zadoque

A Superlua dos Cervos poderá ser observada no céu em todo o Brasil entre 17h30 desta quarta-feira (13) e 7:49 desta quinta-feira (14), pelo horário de Brasília. O evento permite a sensação de que Lua está maior e mais brilhante do que o comum. Saiba como observar o acontecimento:

Superlua é um nome popular dado à ocorrência da lua cheia quando esta se encontra em seu perigeu (momento em que se encontra mais próxima da terra). Tradicionalmente, a lua cheia desse mês é conhecida como “Lua dos Cervos”, mas possui ainda outras denominações como “Lua do Trovão”. 

Para observar o evento, não será necessário nenhum tipo de equipamento especial, basta que o céu esteja limpo, ou seja, sem nuvens. A primeira hora após o nascimento é a melhor para acompanhar, pois a Superlua poderá exibir diferentes variações de tonalidade, como: amarelada, alaranjada ou avermelhada, devido a sua interação com a atmosfera.

Caso tenha dúvidas sobre a observação, existem sites e aplicativos de astronomia  que podem ajudar a descobrir os melhores horários de visibilidade em sua região, além de serem úteis para encontrar a posição de outros corpos celestes.

A Superlua de julho deve atingir seu ápice por volta das 15h48 (horário de Brasília), no entanto, só ficará completamente visível após o anoitecer, e seu maior tamanho poderá ser observado às 19h30.

Superlua ocorrerá novamente no próximo mês. Fonte: Reprodução/YouTube
Superlua ocorrerá novamente no próximo mês. Fonte: Reprodução/YouTube
Superlua ocorrerá novamente no próximo mês. Fonte: Reprodução/YouTube

Os observatórios brasileiros também realizarão eventos para destacar a Superlua. Contando com telescópios e orientações de astrônomos, alguns locais como o Planetário do Rio de Janeiro e o Observatório Municipal de Campinas disponibilizarão seus espaços para a observação.

A lua cheia de julho recebeu o nome de “Superlua dos Cervos”. Isso remete à época em que a galhada desta categoria de animal se regenera, ocorrendo no verão do hemisfério norte, já que os chifres dos animais sempre caem no inverno, crescendo novamente no calor. 

Uma curiosidade é que no ano de 2016 ocorreram três Superluas seguidas e a Superlua de 14 de novembro de 2016 atingiu o ponto mais próximo da Terra desde 26 de janeiro de 1948. Acredita-se que uma Superlua ainda mais próxima será vista em 2034.

Sobre o autor

Samuel Zadoque
Samuel ZadoqueProfessor, músico, amante da arte, da cultura geek e de tecnologias em geral, sempre buscando dar o meu melhor em tudo o que faço e buscando inspirações em tudo a minha volta. Acredito numa acessibilidade geral do conteúdo.
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: