Superlua e chuva de meteoros acontecem nesta semana: Saiba data, hora e como observar

Detritos do cometa Halley poderão ser vistos na terça-feira (5).
Detritos do cometa Halley poderão ser vistos na terça-feira (5).
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

Fenômenos astronômicos visualizados a olho nu são sempre um espetáculo à parte para as pessoas ao redor do mundo, e nesta semana teremos dois grandes eventos: o pico da chuva de meteoros do cometa Halley, conhecida como Eta Aquáridas, na próxima terça-feira (5), e a última Superlua do ano, na quinta-feira (7). É importante, antes de tudo, ressaltar que nem todas as localidades terão o privilégio de poder observar os fenômenos, mas nesta matéria listaremos os horários de pico e maior probabilidade de visualização, levando em consideração os estudos que giram em torno de um observador em Brasília. 

A Eta Aquáridas começará a ficar visível a olho nu a partir de 1h46 da manhã do dia 5 de maio, para observadores em Brasília, mas atinge a maior visibilidade cerca de uma hora antes do nascer do sol. Para que as possibilidades de enxergar o fenômeno sejam ampliadas, é ideal que o observador procure um local distante da poluição urbana e, é claro, que o céu esteja limpo. 

A Superlua, conhecida nos Estados Unidos como "Lua das Flores", começa a surgir às 18h28, (horário de Brasília), do dia 7 de maio. O observador deverá seguir uma bússola e apontar sua visão para o Leste, priorizando os pontos mais altos da cidade, de preferência com uma livre visão do horizonte, o que facilita a sensação de grandeza da Lua em meio aos contrates visuais mais altos da região.

Através de uma rápida pesquisa por "horário do pôr do sol" no Google, é possível verificar qual é a previsão exata para o sol se pôr na sua cidade. Sem dúvidas, este recurso auxiliará a encontrar o melhor horário possível para dar início à visualização da Superlua, que após quinta-feira só deve acontecer novamente em 2021. Nos celulares também existem diversos aplicativos que funcionam como bússola. No iPhone, o recurso já é nativo do iOS. Já no Android, basta escolher entre os diversos apps disponíveis na Play Store, que são facilmente encontrados com uma pesquisa por "Bússola". 

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: